Variedades

Minas reforça participação em feiras de turismo

Um dos eventos em destaque foi a 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Minas reforça participação em feiras de turismo
Governo do Estado participou da 14ª edição da BTM, realizada em Fortaleza durante dois dias, que teve representantes de mais de dez países | Foto: Divulgação Thais Mesquita

Minas Gerais mostrou toda a sua força turística e cultural na 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), que foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante dois dias (23 e 24). Reconhecida como uma das principais feiras do setor nas regiões Norte e Nordeste, a BTM reuniu cerca de 5 mil profissionais do turismo, representantes de mais de dez países e 175 expositores, entre destinos nacionais e internacionais.

O estande, mais uma vez, foi inspirado em paisagens mineiras. A Cordilheira do Espinhaço e a Serra da Canastra foram as protagonistas. O objetivo da participação na BTM foi promover os destinos do Estado, fortalecer a imagem como destino completo e atrair oportunidades, que vão gerar empregos, renda e desenvolvimento econômico.

“Estar no BTM é uma oportunidade estratégica para Minas Gerais se apresentar como um destino completo, que une natureza, cultura, gastronomia e um acolhimento inigualável. Nosso objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo que Minas tem experiências únicas em cada canto do estado, fruto do trabalho integrado entre governo, municípios, o trade turístico e as comunidades locais”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.

Quem visitou o estande de Minas Gerais pode ter uma experiência sensorial e afetiva. A ambientação, marcada por elementos em madeira e áreas de convivência acolhedoras, remete ao território mineiro e às riquezas naturais, reforçando a tradição da hospitalidade mineira.

Sucesso sempre neste tipo de evento é o Cozinha Viva, que tem feito parte dos estandes mineiros. Desta vez, o público rendeu-se ao talento dos chefs Manoela Lebron, Mariana Gontijo e Leo Gomes, que fizeram uma série de apresentações e degustações que exaltaram a diversidade e tradição da cozinha mineira. No cardápio do estande, com degustação gratuita, cafés especiais, queijos premiados, doces, biscoitos e também drinks que representaram os sabores de Minas.

Rotas turísticas

O público também conheceu rotas e circuitos turísticos que revelaram o potencial cultural e natural de Minas. Entre eles, os circuitos do Velho Chico e Lago de Irapé, e os municípios de Aiuruoca e Camanducaia (Monte Verde).

As rotas do Cipó, do Queijo do Serro, do Caparaó Mineiro e da Agonia apresentaram itinerários que unem natureza, religiosidade, sabores e hospitalidade. “Essas rotas conectam tradição, turismo de natureza e religiosidade, gerando renda para centenas de famílias. Por meio do programa Check-in Turismo, estruturamos destinos e governanças locais para fortalecer o turismo e valorizar os pequenos negócios”, afirmou presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A delegação mineira contou ainda com representantes do Dayrell Hotel, do Centro de Convenções de Belo Horizonte e do Mercado Central, reforçando a força do turismo urbano e de negócios do Estado. “A presença de Minas na BTM ampliou nossa visibilidade nacional e internacional. O Mercado Central, que é o terceiro maior do mundo, recebe diariamente turistas de todas as partes e representa o coração da cultura e da identidade mineira. Estar aqui é fortalecer essa rede de turismo que beneficia todos os agentes envolvidos”, ressaltou o superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga.

O governo do Estado participou da BTM em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sebrae Minas e o Instituto Mundu.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas