Minas reforça participação em feiras de turismo
Minas Gerais mostrou toda a sua força turística e cultural na 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM), que foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante dois dias (23 e 24). Reconhecida como uma das principais feiras do setor nas regiões Norte e Nordeste, a BTM reuniu cerca de 5 mil profissionais do turismo, representantes de mais de dez países e 175 expositores, entre destinos nacionais e internacionais.
O estande, mais uma vez, foi inspirado em paisagens mineiras. A Cordilheira do Espinhaço e a Serra da Canastra foram as protagonistas. O objetivo da participação na BTM foi promover os destinos do Estado, fortalecer a imagem como destino completo e atrair oportunidades, que vão gerar empregos, renda e desenvolvimento econômico.
“Estar no BTM é uma oportunidade estratégica para Minas Gerais se apresentar como um destino completo, que une natureza, cultura, gastronomia e um acolhimento inigualável. Nosso objetivo é mostrar ao Brasil e ao mundo que Minas tem experiências únicas em cada canto do estado, fruto do trabalho integrado entre governo, municípios, o trade turístico e as comunidades locais”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.
Quem visitou o estande de Minas Gerais pode ter uma experiência sensorial e afetiva. A ambientação, marcada por elementos em madeira e áreas de convivência acolhedoras, remete ao território mineiro e às riquezas naturais, reforçando a tradição da hospitalidade mineira.
Sucesso sempre neste tipo de evento é o Cozinha Viva, que tem feito parte dos estandes mineiros. Desta vez, o público rendeu-se ao talento dos chefs Manoela Lebron, Mariana Gontijo e Leo Gomes, que fizeram uma série de apresentações e degustações que exaltaram a diversidade e tradição da cozinha mineira. No cardápio do estande, com degustação gratuita, cafés especiais, queijos premiados, doces, biscoitos e também drinks que representaram os sabores de Minas.
Rotas turísticas
O público também conheceu rotas e circuitos turísticos que revelaram o potencial cultural e natural de Minas. Entre eles, os circuitos do Velho Chico e Lago de Irapé, e os municípios de Aiuruoca e Camanducaia (Monte Verde).
As rotas do Cipó, do Queijo do Serro, do Caparaó Mineiro e da Agonia apresentaram itinerários que unem natureza, religiosidade, sabores e hospitalidade. “Essas rotas conectam tradição, turismo de natureza e religiosidade, gerando renda para centenas de famílias. Por meio do programa Check-in Turismo, estruturamos destinos e governanças locais para fortalecer o turismo e valorizar os pequenos negócios”, afirmou presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
A delegação mineira contou ainda com representantes do Dayrell Hotel, do Centro de Convenções de Belo Horizonte e do Mercado Central, reforçando a força do turismo urbano e de negócios do Estado. “A presença de Minas na BTM ampliou nossa visibilidade nacional e internacional. O Mercado Central, que é o terceiro maior do mundo, recebe diariamente turistas de todas as partes e representa o coração da cultura e da identidade mineira. Estar aqui é fortalecer essa rede de turismo que beneficia todos os agentes envolvidos”, ressaltou o superintendente do Mercado Central de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga.
O governo do Estado participou da BTM em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sebrae Minas e o Instituto Mundu.
Ouça a rádio de Minas