Morre aos 70 anos o jornalista e fotógrafo mineiro Marcelo Prates
O jornalista e fotógrafo mineiro Marcelo Prates morreu, nesse domingo (14), aos 70 anos, após complicações decorrentes de um ataque cardíaco. O jornalista teve vasoplegia em consequência de uma cirurgia pós-infarto. O corpo será velado a partir das 14h desta segunda-feira (15), no Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, na região Oeste de Belo Horizonte.
Prates era formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atuou por dez anos no jornal O Globo e por 18 anos como editor de fotografia no jornal Hoje em Dia. Ele também trabalhou como freelancer em outros veículos nacionais e internacionais, como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Correio Brasiliense, Estado de Minas e as revistas Veja, Manchete e IstoÉ Senhor, além de veículos internacionais, como o jornal Libération e a revista Le Nouvel Observateur (França), o Corriere della Sera (Itália) e a Agence France-Presse.
O jornalista também é autor dos livros:
- “Grande Hotel de Araxá – eterna fonte da beleza e da memória”;
- “Pássaros da Liberdade”;
- “Palácio da Liberdade – Arte e beleza no espaço político”.
Em nota divulgada nas redes sociais, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais destacou a importância do trabalho do jornalista: “O Sindicato lamenta a partida precoce de um grande e respeitado jornalista, além de apoiador da entidade, que frequentava assiduamente, e onde há um painel exposto com fotos de sua cobertura das Diretas Já, em Belo Horizonte”.
Confira algumas fotos tiradas por Marcelo Prates:






Ouça a rádio de Minas