Variedades

Morre o ex-presidente da Usiminas Sérgio Leite de Andrade

Sérgio Leite também foi presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil
Atualizado em 15 de julho de 2025 • 13:09
Morre o ex-presidente da Usiminas Sérgio Leite de Andrade
Foto: Divulgação Fiemg

O ex-presidente da Usiminas Sérgio Leite de Andrade morreu nesta segunda-feira (14) aos 72 anos de idade. A causa da morte não foi divulgada. O velório será nesta terça-feira (15), a partir de 12h, no Cemitério Bosque da Esperança, na capital mineira.

Sérgio Leite ingressou na empresa mineira em 1976 e, segundo a companhia, sempre se dedicou à empresa, desde o início de sua trajetória como pesquisador e engenheiro. Ele ocupou o cargo de presidente da Usiminas entre os anos de 2016 e 2022. Desde então, ele atuava como vice-presidente de Assuntos Estratégicos da companhia.

Além disso, Sérgio Leite também era presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O atual presidente da Usiminas, Marcelo Chara, que trabalhou com Sérgio desde 2012, destacou o legado deste que é um dos nomes mais respeitados da indústria no Brasil. “Sérgio deixa um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele”, declara.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Em nota, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, lamentou o falecimento de Sérgio Leite e ressaltou sua trajetória como líder de importantes transformações no setor siderúrgico. “Sérgio também foi um conselheiro ativo e dedicado da Fiemg, contribuindo de forma constante com sua experiência, generosidade e visão de futuro”, afirma.

Roscoe ainda destaca que Sérgio Leite sempre apresentou uma postura aberta ao diálogo e para a construção de caminhos que levam ao desenvolvimento da indústria no Estado e no restante do País. “Seu legado permanecerá conosco”, diz.

O Instituto Aço Brasil também divulgou nota de pesar sobre o falecimento de Sérgio Leite. “A equipe do Aço Brasil vem prestar sentimentos e se solidarizar com a família, amigos, colegas e todos os profissionais do setor do aço”.

“Sergio era uma pessoa admirável e inspiradora, querido por todos com quem trabalhou. Trata-se de uma perda irreparável, não só de um grande amigo para mim, com quem aprendi muito, mas principalmente de um grande líder para o Brasil, pois ele lutou incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso setor e pela competitividade da indústria brasileira”, declarou o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes.

O presidente do Grupo Techint, Paolo Rocca, também lamentou a morte de Sergio Leite. “Vamos lembrá-lo pela sua competência, pela sua dedicação ao crescimento dos nossos colaboradores, pela sua capacidade de representar as aspirações daqueles que acreditam na força e no futuro da indústria do aço no Brasil e pela sua atenção aos clientes da nossa cadeia de valor e às comunidades em que estamos presentes”, diz em nota.

Nota de pesar Nippon:

Recebemos com profunda tristeza e pesar a notícia do falecimento do Sr. Sergio Leite. Neste momento de imensa dor, solidarizamo-nos com seus familiares e entes queridos, compartilhando o sentimento por perda irreparável.Sua dedicação à Usiminas, ao longo de tantos anos, foi um verdadeiro marco de sua trajetória. Rogamos para que descanse em paz e que seus familiares encontrem consolo diante de tamanha tristeza.

Em especial, Sr. Mori, Vice Chairman da Nippon Steel, o Sr. Ono, Líder do Projeto Usiminas da Nippon Steel, e o Sr. Miyahara, Presidente da Nippon Steel América do Sul que tiveram a oportunidade de conviver com Sergio, prestam suas mais sinceras homenagens em seu respeito e história.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas