Mostra CineBH traz 93 filmes nacionais e latino-americanos

A 17ª edição da Mostra CineBH, iniciada nesta terça-feira (26), vai até dia 1º de outubro, com 93 filmes exibidos gratuitamente para todos os públicos na capital mineira.
A primeira sessão ocorre ainda hoje, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com o filme “Zé”, novo longa-metragem do diretor mineiro Rafael Conde. Os demais filmes também são produções latino-americanas ou nacionais, especialmente de produtores mineiros.
A Mostra teve início no bairro Santa Tereza, região leste da Capital, em 2007, e foi a responsável pela reabertura do Cine Santa Tereza na época.
Após 17 anos acontecendo, hoje a exibição acontece em 8 locais diferentes da cidade: Fundação Clóvis Salgado, Casa da Mostra, Cine Santa Tereza, Sesc Palladium, Cine Theatro Brasil Vallourec, Teatro Sesiminas, nas Salas de Cinema do Minas Tênis Clube e na Praça da Liberdade.
Serão seis dias de programação intensa de produções em português e em espanhol, para todas as idades e públicos. A seleção dos 93 filmes inclui pré-estreias e mostras temáticas, além da organização de mais de 20 debates, rodas de conversa e sessões comentadas.

O objetivo da mostra é firmar como espaço de reflexão e exibição do cinema latino-americano, e o tema dessa edição é Territórios da Latinidade.
As exibições do CineBH variam em horários entre 9h30 até 21h, simultaneamente nos oito locais de BH.
Bolha – Teaser from Estalo Criativo on Vimeo.
“Mais que um espaço de exibição, será uma ponte de conexões, debates, reflexões e aproximação com os países da América Latina, colocando-os em contato direto com diversos olhares que poderão constatar a efervescência da produção que marca o território”, define a nota publicada no site da Mostra.
Os filmes variam entre longas-metragens, como Tia Virgínia, estrelando Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, até animações, como o filme Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, com direção de Guilherme Fiúza Zenha. Há ainda curtas-metragens, como Bolha, de Leandro Wenceslau.
*estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas