Mostra de cinema traz Zé do Caixão como nunca visto antes

“O Estranho Mundo de Zé do Caixão” chegou ao Cine Humberto Mauro de uma forma nunca antes vista no Brasil. Até o dia 10 de outubro, dez produções de José Mojica Marins poderão ser vistas na tela do cinema do Palácio das Artes, em cópias restauradas (DCP – 4K) que serão exibidas pela primeira vez no País. São longas-metragens dos anos 1960, 1970 e 2000, que constituem parte essencial da obra do cineasta, reavivados no ano em que seu personagem mais icônico completa 60 anos desde a primeira aparição nas telas.
Fruto do maior projeto de restauro do cinema brasileiro, a programação centrada na filmografia de Mojica traz textos exclusivos e filmes na plataforma CineHumbertoMauroMais, especialistas convidados e maratona cinematográfica noite adentro. Os ingressos para as sessões poderão ser retirados a partir de meia hora antes de cada sessão.
As latas com os negativos originais das obras estavam na Cinemateca Brasileira. O custeio do processo ficou por conta da empresa britânica Arrow Films, que, no início de 2024, lançou uma caixa com discos em formato Blu-ray nos Estados Unidos e no Reino Unido. Já o restauro propriamente dito aconteceu em solo brasileiro, ao longo dos anos de 2022 e 2023, nos laboratórios da CineColor (São Paulo).
Não é exagero dizer que Zé do Caixão, já pertencente ao folclore brasileiro, é também uma das figuras mais enigmáticas do cinema mundial. Trata-se de um personagem que provoca tanto a essência da moralidade quanto da estética, que se confunde com seu criador, e que moldou um universo singular através dos filmes que estrelou.
O público pode acompanhar toda a programação, horários e filmes pelo site ou pelo telefone (31) 3236-7400.
Ouça a rádio de Minas