Variedades

MUMIA: mostra de animação apresenta as melhores produções do mundo em BH

Neste ano, Nova Lima, na Região Metropolitana, também faz parte do roteiro do evento
MUMIA: mostra de animação apresenta as melhores produções do mundo em BH
Cena do filme de animação “Estação Armênia” | Crédito: Divulgação Mumia

Belo Horizonte é palco do melhor da produção de animação do mundo. E, este ano, Nova Lima, na Região Metropolitana de BH, também faz parte do roteiro da Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, que está completando 22 anos. Como uma programação diversificada e inclusiva, em diversos espaços da capital mineira e de Nova Lima, a mostra está exibindo 190 filmes vindos de 10 países. A MUMIA, que tem entrada franca, vai até o dia 12 de dezembro e começou na terça-feira (3).

A programação promete surpresas, um cinema criativo, ousado e conectado a problemas contemporâneos como: assédios, tragédias, dramas existenciais, terror, história, direitos humanos e muitos outros assuntos variados.

O evento acontece no Cine Humberto Mauro (no Palácio das Artes), Biblioteca Pública de Minas Gerais, Casa da Mostra/Universo Produção e Instituto Undió. Além disso, a mostra ampliou suas exibições para a cidade de Nova Lima na C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa Armatrux).

Para o cineasta e realizador da mostra, Sávio Leite, o festival está imperdível. “Este ano, a mostra está repleta de novidades, convidados de outros estados e a exibição de cinco longas metragens da nova produção brasileira em animação. O festival exibirá 190 filmes de todas as técnicas e vindos de diferentes países. Um dos destaques da programação é a premiada co-produção colombiana brasileira “A Outra Forma”, de Diego Guzmán cuja sessão será a meia noite”, confirma.

E tem mais atração. Os cineastas dos longas metragens estarão presentes para bater um papo com o público após as exibições. O evento integra o calendário cultural de BH e está consolidado no cenário nacional, destacando-se como a maior mostra dedicada ao gênero no País.

A MUMIA mantém seus programas competitivos mineiro, brasileiro e internacional. A Mostra especial da Poeira Estúdio e exibição de cinco longas metragens da novíssima produção brasileira e internacional: “O Sonho de Clarice de Fernando Gutiérrez e Guto Bicalho, Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca de Eduardo Perdido, Tiago MAL e Diego M. Doimo, Tarsilinha de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e Perlimps de Alê Abreu.”

A identidade visual do projeto ficou a cargo do animador mineiro Jackson Abacatu, apresentando a pretensão da MUMIA ao trazer vários olhos conectados às várias realidades difusas e complementares.

A programação completa e os endereços dos espaços podem ser conferidos no site da Mostra Mumia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas