Variedades

Museus de Minas celebram aniversário

Museus de Minas celebram aniversário
Crédito: Israel Crispim

Dois importantes museus do Estado, sob gestão da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), celebram aniversário neste mês: o Casa Guignard, situado em Ouro Preto; e o Casa Alphonsus de Guimaraens (foto), em Mariana. Ambos foram inaugurados no ano de 1987.

Para comemorar a data, os espaços culturais promovem eventos on-line. O “Museu Alphonsus Convida”, programa de lives que traz discussões a respeito de temas ligados à obra e ao universo do poeta Alphonsus de Guimaraens, vai promover o lançamento do livro “Uma Tristeza Mineira Numa Capa de Garoa – Agenor Barbosa, um poeta mineiro na Semana de Arte Moderna”.

Ana Cláudia Rôla, coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, irá mediar a conversa com os autores da obra, Ivana Ferrante e Fabiano Lopes de Paula. O evento contará ainda com as participações especiais de Andreia Donadon Leal, presidente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – Mariana; Hebe Maria Rôla Santos, presidente da Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes; e Rogério Faria Tavares, presidente da Academia Mineira de Letras. A live  será realizada hoje, às 19 horas, via canal do Youtube do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens.

Já o “Museu Guignard Convida”, evento de natureza semelhante, vai lançar o livro “Balões, vida e tempo de Guignard: Novos caminhos para as artes em Minas e no Brasil”. Wanalyse Emery, coordenadora do Museu Casa Guignard, irá mediar a conversa com o autor da obra, João Perdigão.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


João Perdigão é pesquisador da vida e obra de Guignard e lançou, em 2020, a biografia “Balões, vida e tempo de Guignard: Novos caminhos para as artes em Minas e no Brasil”. A live vai ao ar amanhã, às 19 hora, no perfil do Museu Casa Guignard no Instagram (@museucasaguignard).

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens apresenta características das construções de estilo colonial, dentro dos padrões estéticos do fim do século XVIII. O edifício integra o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Mariana, protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Museu Casa Guignard dedica seu espaço à pesquisa e preservação da obra do artista e educador Alberto da Veiga Guignard, que passou seus últimos 18 anos de vida em Minas Gerais, explorando as paisagens, pessoas e os movimentos artísticos de sua época. Guignard é um dos nomes mais expressivos da chamada “modernidade brasileira”.

A edificação onde está instalado o museu, no Centro Histórico de Ouro Preto, data do início do século 19 e integra o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Iphan, e Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco. A casa manteve sua ocupação original de residência particular até o início de 1980, quando foi adquirida pelo governo do Estado e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas