Variedades

Nova gestão do Corecon-MG é empossada

A nova presidente da entidade, Carolina Rocha Batista, destacou a luta e defesa pela valorização da profissão, ampliação do mercado de trabalho e disseminação da técnica econômica na sociedade
Nova gestão do Corecon-MG é empossada
Foto: Juliana Gontijo Diário do Comércio

A cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon-MG) aconteceu na noite desta segunda-feira (17), na sede do conselho, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Durante o evento, a presidente do conselho, Carolina Rocha Batista, destacou a inspiração feminina na área, como a ex-presidente Tania Teixeira, que hoje é presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), e também a sua antecessora na presidência do Corecon-MG, Valquíria Aparecida Assis. Ela ressaltou ainda a importância de buscar uma economia mais justa e sustentável.

As eleições das entidades ocorreram entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024. O pleito teve como objetivo a renovação do 2º terço de conselheiros do Corecon-MG, composto de três conselheiros efetivos e três conselheiros suplentes, bem como para escolha de um delegado-eleitor efetivo e um suplente que integram o colégio eleitoral do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

Foi realizada também a consulta para presidente e vice-presidente da entidade para a gestão do triênio 2025/2027. No caso da diretoria do Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon-MG), o período de gestão é 2025-2026.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Todos os economistas registrados no Corecon-MG em dia com as anuidades e outros débitos, e com dados atualizados até 15 de outubro, puderam votar no pleito, que contou com a chapa única do sistema Cofecon/Corecon com a denominação “Compromisso com Minas”. A votação foi realizada exclusivamente de forma online.

Foto: Divulgação Corecon-MG

Perfil da presidente do Corecon-MG

Escolhida para presidir o Corecon-MG, Carolina Rocha Batista é mestre em economia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), com graduação em ciências econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e MBA em finanças e controladoria pela USP/Esalq.

A dirigente tem experiência na área de economia com ênfase em história econômica e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nos temas indústria, processo de modernização regional de Minas Gerais e análise dos censos industriais na primeira metade do século XX. Atualmente, ela trabalha com planejamento financeiro e controladoria no setor da comunicação.

Ela conta que se tornar presidente da entidade foi uma surpresa. “Inclusive sou a presidente mais jovem a assumir a presidência desta autarquia, mas as coisas foram acontecendo naturalmente e assumi este desafio contando muito com o apoio dos conselheiros e conselheiras que estão comigo nesta jornada. Agradeço a cada economista que votou e acreditou em mim”, diz.

Carolina Batista conta que dar continuidade ao projeto de fortalecimento e valorização da profissão do economista que está sendo construindo nos últimos anos foi uma das motivações para a disputa do cargo. “Estou participando do conselho desde o ano de 2020 em diferentes mandatos, atuando como conselheira suplente, conselheira efetiva e agora como presidente”, frisa.   

Para a dirigente, são vários os desafios, entre eles, a luta e defesa pela valorização da profissão, ampliação do mercado de trabalho e disseminação da técnica econômica na sociedade. “O objetivo é unir os economistas e retomar o debate econômico de forma mais técnica em prol do desenvolvimento de Minas e do Brasil”, destaca.

Entender as questões políticas e sociais foi o que motivou a escolha do curso de economia. “Entendi que o curso de economia iria me permitir entender o cenário econômico e possibilitar, através das ferramentas de análise, a ter uma visão ampla que pudesse inclusive auxiliar na formulação de políticas em prol do desenvolvimento e crescimento econômico”, diz.

Comemoração e informação

Durante o evento de posse também foi dado início às comemorações dos 60 anos do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, instituição fundada em 11 de junho de 1965.

Na oportunidade, também aconteceu a palestra “Perspectiva para a Economia Brasileira em 2025”, no auditório do Corecon-MG, com a presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Mendes Santos Servo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas