Variedades

IFMG em Belo Horizonte: lideranças pleiteiam instalação no Barreiro

Até mesmo os representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da IFMG apoiaram a ideia
IFMG em Belo Horizonte: lideranças pleiteiam instalação no Barreiro
Barreiro, região de Belo Horizonte | Foto: Diário do Comércio / arquivo/ Alessandro Carvalho

Desde o início de fevereiro, quando o presidente Lula esteve pela primeira vez em Minas Gerais neste terceiro mandato, Belo Horizonte já sabe que será a sede de mais um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – assim como outras sete cidades do Estado.

A questão, que foi tema de discussão em audiência pública nesta quarta-feira (10), é: onde será instalado esse novo campus do IFMG na capital mineira?

Se depender dos participantes ouvidos na sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a região do Barreiro é grande favorita para receber esse novo instituto federal de ensino.

Por enquanto, dois possíveis endereços no Barreiro têm sido citados: a Escola Municipal Polo de Educação Integrada (EMPoint) e um antigo prédio da Cemig.

Até mesmo os representantes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da IFMG apoiaram a ideia.

O secretário de Assuntos Institucionais de Belo Horizonte, Paulo Lamac, disse que a PBH está pronta para apoiar a instalação do IFMG na região do Barreiro. E complementou que, se a opção de espaço for pelo EMPoint, a estrutura é adequada e pode também ser ampliada, desde que conviva com as atividades da escola.

“Lá já são atendidos 450 alunos na escola regular e mais 1 mil em atividades da escola integrada, se configurando como um dos principais equipamentos da educação municipal”, afirmou.

O reitor substituto do IFMG, José Roberto de Paula, também sensibilizou-se com a mobilização pela implantação do IFMG na região do Barreiro e disse: “Nunca vimos tamanho engajamento“.

De acordo com ele, as tratativas sobre a instalação na Capital devem ocorrer de modo célere, pois há o prazo até 30 de maio para apresentar um plano de implantação de novas unidades do IFMG. Já a definição completa do local em Belo Horizonte deve ocorrer até o fim do semestre.

Para ele, contar com um espaço que já dispõe de estrutura, como o EMPoint, é importante, tendo em vista que os recursos para a instalação da nova unidade não são volumosos. Apesar disso, há dificuldade com a coabitação, pois o espaço já conta com a frequência diária de centenas de estudantes.

“A determinação é que ao menos 80% das matrículas seja para o ensino técnico integrado, o que exige a frequência dos futuros alunos pela manhã e à tarde. Para nós, isso seria uma novidade e também um desafio muito grande.”

Além deles, deputados estaduais e federais, vereadores de Belo Horizonte, acadêmicos e lideranças de bairro foram ouvidos na audiência pública e defenderam o IFMG no Barreiro.

O argumento principal é que a região é negligenciada pelas políticas públicas, com destaque para a educação – isso apesar de ser tão populosa, com mais de 300 mil pessoas e 54 bairros.

Buritis foi primeiro local escolhido para IFMG em Belo Horizonte

Logo que foi anunciada a chegada de um novo instituto federal a Belo Horizonte, a informação divulgada foi de que a estrutura seria montada em um terreno na sede da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans), no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, local próximo à atual sede da reitoria do IFMG.

Na época, o prefeito Fuad Noman (PSD) disse que a expectativa é de que o campus receba entre 3 mil e 4 mil alunos de cursos técnicos gratuitos.

Mas, desde então, a escolha passou a ser criticada por ser considerado um bairro “elitizado”, conforme foi dito durante a audiência pública.

O IFMG possui campus em 18 municípios mineiros e é integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores. Todos os cursos do IFMG são gratuitos.

O ingresso em algum curso técnico ou superior da instituição pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou dos processos seletivos de vestibular e exame de seleção, que são realizados duas vezes por ano.

Além de Belo Horizonte, as seguintes cidades vão receber novos campus do IFMG no Estado:

  • João Monlevade,
  • Sete Lagoas,
  • Caratinga,
  • São João Nepomuceno,
  • Minas Novas,
  • Bom Despacho
  • e Itajubá.

(Com informações da ALMG)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas