Variedades

Obras do acervo digital de Portinari estarão em mostra grátis na Galeria de Artes Gilda Queiroz

Mostra une arte e espiritualidade, proporcionando uma experiência cultural e educativa acessível ao público
Obras do acervo digital de Portinari estarão em mostra grátis na Galeria de Artes Gilda Queiroz
Painel Azulejos é uma das mais belas obras do artista brasileiro Portinari | Crédito: Acervo / Projeto Portinari

A exposição “Portinari: Arte Sacra”, que reúne obras do acervo digital do renomado artista brasileiro Candido Portinari, estará aberta ao público gratuitamente do dia 25 de janeiro a 30 de março, na Galeria de Artes Gilda Queiroz, em Belo Horizonte. Parte do Circuito de Arte e Religiosidade, a mostra une arte e espiritualidade, proporcionando uma experiência cultural e educativa acessível a todos.

Realizada em parceria com o Projeto Portinari, a exposição oferece um mergulho na obra sacra de um dos maiores nomes das artes plásticas brasileira e mundial. Entre as reproduções digitais apresentadas, estão peças icônicas como Os Anjos, os passos da Via Sacra, o painel de São Francisco do altar da Igreja da Pampulha e outras obras que retratam passagens da vida de Jesus, como a Natividade e a Fuga para o Egito.

Além das obras, o público terá acesso a cartas, fotografias, documentos e esboços que contextualizam o processo criativo do artista e sua conexão com Belo Horizonte. A exposição destaca a religiosidade presente nas obras de Portinari, revelando novas interpretações e aspectos pouco conhecidos de sua produção artística.

O Circuito de Arte e Religiosidade é um desdobramento do projeto Natal Para Todos, inicialmente idealizado pelo Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis e pelo reitor Padre Elias Souza, com apoio de Sergio Fernando Pinho Tavares e patrocínio da Cemig.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Essa nova etapa, que já contou com as apresentações do Coral Puers Singers e do Grupo Folia de Reis Estrela do Oriente, amplia a proposta de unir cultura e religiosidade. “Acreditamos que a arte tem o poder de tocar o coração das pessoas e transmitir mensagens de fé, beleza e esperança. Esse circuito é uma oportunidade única de celebrar e estender a essência do Natal de forma acessível e significativa para todos”, afirma o reitor do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis da Pampulha, Padre Elias.

Projeto Portinari

Em 1979, João Candido Portinari, filho do pintor, criou o Projeto Portinari, do qual segue como fundador e diretor-geral.

O Projeto Portinari vem desempenhando um papel essencial como parceiro neste circuito de arte e religiosidade, firmando seu compromisso de difundir o acervo artístico de Portinari de forma democrática e educativa.

Oficinas

Duas oficinas gratuitas para diferentes públicos vão complementar a programação. No dia 5 de fevereiro, a Oficina de Desenho será ministrada pelo artista e professor Diogo Duar e é voltada para adultos iniciados em artes e propõe um diálogo com as obras sacras de Portinari.

Já no dia 12 de fevereiro, é a vez da Oficina de Pintura sob a orientação de Rafael Abreu. Crianças e adolescentes neurodivergentes vão poder reinterpretar os traços de Niemeyer em uma vivência inclusiva e criativa.

“Portinari – Arte Sacra”

Abertura: 25 de janeiro de 2025, às 19h
Visitação: 25/01 a 30/03/2025
Terça a sexta-feira: 13h30 às 19h
Sábado: 10h às 15h
Local: Galeria de Artes Gilda Queiroz (Rua Manaus, 52, Sala 303 – Bairro Santa Efigênia, – BH)
Entrada gratuita

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas