Orquestra Filarmônica de Minas Gerais retoma as apresentações
Após sete meses, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais reabrirá as portas da Sala Minas Gerais a partir do dia 5 de novembro. Para isso, o Instituto Cultura Filarmônica desenvolveu um protocolo sanitário que adequa o uso da Sala às medidas preventivas à transmissão da Covid-19.
Neste primeiro momento, o acesso será permitido aos assinantes das séries de concertos, ou seja, apenas para aqueles que adquiriram pacotes de ingresso para toda a Temporada 2020 com antecedência. Na primeira semana de reabertura, as apresentações da Maratona Beethoven acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, às 20h30. No dia 5 de novembro, o concerto será transmitido ao vivo, direto da Sala Minas Gerais, no canal da Orquestra no YouTube fil.mg/youtube
No repertório das duas noites, a Filarmônica de Minas Gerais interpretará três obras de Beethoven, o grande homenageado do ano pelos seus 250 anos de nascimento. São elas: Marcha Zapfenstreich; Música para um balé de cavaleiros e a Sinfonia nº 6 em Fá maior, op. 68, “Pastoral”. A regência é do maestro assistente, José Soares.
Criada em agosto, para substituir apresentações suspensas desde o final de março, a Maratona Beethoven compreende concertos que exploram tanto a obra camerística quanto sinfônica do grande gênio da música universal. Os concertos estão sendo transmitidos ao vivo, diretamente da Sala Minas Gerais, desde agosto e vão continuar a ser transmitidos até o fim da temporada 2020. O formato da Maratona permite à Filarmônica ocupar a Sala Minas Gerais gradualmente, com a segurança necessária para músicos e equipe técnica e, agora, o público.
Este projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Aliança Energia e CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Protocolo – A reabertura da Sala Minas Gerais tem respaldo em autorização emitida pela Prefeitura de Belo Horizonte. Desde agosto, os músicos já ocupam o palco, sem a presença do público, para apresentações transmitidas ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube. Mesmo com o retorno do público à Sala, os concertos seguirão sendo transmitidos semanalmente ao vivo até o fim da temporada 2020.
Para receber o público na Sala Minas Gerais, foi desenvolvido e implementado, junto à médica infectologista Dra. Silvana de Barros Ricardo, um rigoroso Protocolo de Segurança, que prevê diversas restrições, como a presença de, no máximo, 412 pessoas por apresentação, o que corresponde em torno de 30% da capacidade total da Sala (1.493 lugares). Serão realizadas duas apresentações por programa, para acomodar todos os assinantes interessados.
Ouça a rádio de Minas