Palácio da Liberdade inaugura sala para homenagear o legado das Primeiras-Damas de MG

O Palácio da Liberdade inaugurou na segunda-feira (7) a Sala de Retratos das Primeiras-Damas de Minas Gerais. Segundo o governo do Estado, é um marco histórico que busca reparar uma omissão secular: a ausência do rosto e da memória de mulheres que, embora tenham atuado de forma decisiva na vida pública, foram por muito tempo esquecidas pelos registros oficiais.
A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e do Serviço Social Social Autônomo (Servas). A sala é mais que um espaço de homenagens – é um manifesto visual. Das mais de 60 primeiras-damas que o Estado já teve, o Arquivo Público Mineiro só encontrou 23 retratos. As demais molduras, vazias, permanecerão expostas como símbolo de um apagamento histórico e convite à reparação.
Veja, a seguir, outros destaques de Variedades:
Segunda edição da Feira Andorinhas
A Feira Andorinhas, depois de uma edição de sucesso em 2024, está de volta. Neste sábado (12), entre 9h e 17h, no Parque Fernão Dias, em Contagem, na Região Metropolitana de BH, a segunda edição do evento literário retorna com o tema “Arte Acessível, Inclusiva e Democrática”. A feira reforça a missão de ser um espaço de fomento à literatura e à produção artística independente.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O acesso ao evento é gratuito. Além dos 62 expositores, a 2ª Feira Andorinhas conta com o Sarau Lítero-Musical, que contempla lançamentos de livros, intervenções poéticas, performances e apresentações musicais. Um dos pontos altos promete ser contação de histórias. A programação completa está no Instagram do evento: @feiraandorinhas.
Oficina no Espaço do Conhecimento
A imaginação humana não conhece limites, especialmente quando se trata de explorar o universo. Cores e tamanhos se misturam na criação de planetas fictícios e é essa viagem criativa que o Espaço do Conhecimento UFMG (na Praça da Liberdade, 700) propõe na oficina “Fábrica de Planetas”. A atração é uma proposta divertida e educativa que busca combinar a ciência e a arte, estimulando a criatividade e o aprendizado dos participantes sobre a astronomia.
A oficina “Fábrica de Planetas” é gratuita e será neste sábado (12), às 15h. A participação é aberta a todos os públicos, a partir de 6 anos, e acontece mediante retirada de ingressos individuais na recepção do museu, disponíveis 2h antes do início da atividade. O preenchimento das 15 vagas será por ordem de chegada.
Ouça a rádio de Minas