Capivarã: passeio de barco na Lagoa da Pampulha tem nota 9,8 do público no primeiro mês
Os passeios turísticos de barco na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, encerraram o primeiro mês de funcionamento com avaliação altamente positiva do público. Segundo pesquisa do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, a atividade alcançou nota média de 9,8, em escala que vai até 10.
O índice de recomendação para amigos e familiares também foi de 9,8. Já os quesitos conforto, bem-estar e atendimento dos guias de turismo receberam nota média de 9,7, indicando alto nível de satisfação dos participantes.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 25 de janeiro e contou com 266 respostas. Desde a retomada da navegação, em 27 de dezembro, foram realizadas cerca de 50 viagens, que atenderam aproximadamente 1.240 passageiros. O resultado reforça o passeio como nova opção de lazer e turismo na Capital.
A experiência acontece a bordo do Capivarã, catamarã com tripulação especializada e acompanhamento de guia de turismo durante todo o percurso pela Lagoa da Pampulha.
O que mais agradou no passeio
Entre os pontos mais elogiados pelos participantes estão:
- a navegação pela Lagoa, citada por 46% dos entrevistados;
- as explicações dos guias, destacadas por 27,4%;
- a vista diferente dos atrativos da Pampulha, mencionada por 20,3%.
O público foi formado, em sua maioria, por mulheres (55,3%). Os homens representaram 39,6% dos participantes. Moradores de Belo Horizonte corresponderam a 65% do total, enquanto 24,1% eram da Região Metropolitana. Turistas de outras cidades mineiras e de outros estados somaram 19,9%. A idade média dos participantes foi de 37 anos.
Como participar
Os passeios acontecem de quinta a domingo, com três horários por dia. Os ingressos são liberados semanalmente, às terças-feiras, a partir das 12h, pela plataforma Sympla. Cada passeio oferece 24 vagas, com limite de dois ingressos por CPF.
A navegação pode ser cancelada em caso de condições climáticas desfavoráveis. A decisão é tomada pelo comandante do barco pouco antes do embarque, por motivos de segurança.
Ouça a rádio de Minas