Paulo Beirão vai tomar posse na Academia Mineira de Letras

Toma posse nesta sexta-feira (5), às 20 horas, na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia 1466 – Lourdes), o acadêmico Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Ele ocupa cadeira nº 34 e sucede ao escritor, advogado e professor Orlando Vaz Filho, que faleceu em dezembro do ano passado.
O médico Paulo Beirão, formado pela UFMG em 1972, é amante da área de ciências e, tão logo formou-se, iniciou o mestrado no Instituto de Biofísica (hoje Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) da UFRJ. Obteve também o título de Mestre em Biofísica em 1976, iniciando em seguida um estágio nos EUA, na University of Pennsylvania e Jefferson Medical College, onde aprendeu a técnica de controle de potencial de membrana celular (voltage-clamp), ainda inexistente no Brasil. Em 1980, recebeu o título de Doutor em Ciências pela UFRJ. Fez pós-doutoramento na University of Leicester, na Inglaterra, onde foi agraciado como Honorary Research Fellow e trabalhou com técnica de patch clamp (tradução livre desse seria controle de fragmento), uma modalidade muito mais refinada do já citado voltage clamp, e até então inédita no Brasil.
Em 1980, voltou ao Brasil e assumiu por concurso público o cargo de professor-adjunto no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, onde fez um trabalho pioneiro no Brasil de estudo de mecanismos de ação de neurotoxinas de animais, usando métodos eletrofisiológicos. Assumiu, também por concurso em 1990, o cargo de professor-titular do departamento, onde atuou até se aposentar em 2016. Hoje, Beirão é professor voluntário da UFMG, atuando no Mestrado Profissional de Ensino de Biologia – ProfBio. É também Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências.
As publicações de Beirão foram dirigidas a diferentes públicos. Ele escreveu sobre os avanços do conhecimento científico em inglês, língua universal da ciência, permitindo o acesso a esse conhecimento a todos os especialistas do mundo. Publicações relativas a educação, políticas científicas e de divulgação científica foram feitas em português. Pela sua vida dedicada às ciências, foi agraciado com várias honrarias, dentre elas, a Medalha de Honra da Inconfidência e a da Ordem Nacional do Mérito Científico.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Na solenidade na AML, o discurso de recepção a Paulo Beirão será feito pelo colunista do Diário do Comércio, Rogério Tavares. A entrega do distintivo ficará a cargo de Conceição Evaristo, e do diploma, Angelo Oswaldo.
Ouça a rádio de Minas