Variedades

BH amplia Programa Catraca Livre com novas linhas para Parque das Mangabeiras e Zoológico

Três novas linhas de ônibus passam a operar gratuitamente aos domingos e feriados, facilitando o acesso ao Parque das Mangabeiras e ao Zoológico
BH amplia Programa Catraca Livre com novas linhas para Parque das Mangabeiras e Zoológico
Parque das Mangabeiras | Foto: Leonardo Luchese / PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai inserir mais três linhas de ônibus no Programa Catraca Livre, que estabelece passagem gratuita aos domingos e feriados em todas as linhas de ônibus convencionais e suplementares da Capital. As novas viagens gratuitas começam a valer neste domingo (25).

Segundo a Prefeitura, as linhas vão facilitar o acesso ao Parque das Mangabeiras e ao Zoológico, locais com grande visitação aos fins de semana.

O itinerário e o quadro de horários das novas linhas, que vão circular exclusivamente aos domingos e feriados, podem ser consultados no portal da PBH.

As novas linhas do Catraca Livre são:

  • 3151 (Estação Diamante/Mangabeiras via Havaí): liga a estação Diamante e o bairro Havaí ao Parque das Mangabeiras; ⁠
  • 5350 (Estação Diamante/Zoológico via Estação Barreiro): liga as estações Diamante e Barreiro ao Zoológico.
  • 6150 (Estação Venda Nova/Parque das Mangabeiras via Estação São Gabriel): liga as estações Venda Nova, Vilarinho e São Gabriel ao Parque das Mangabeiras.

Um mês de funcionamento

O Programa Catraca Livre completou o primeiro mês de operação com crescimento médio de 31% no número de usuários.

“Gradativamente, mais passageiros estão utilizando as linhas gratuitas aos domingos e feriados. Esse crescimento na demanda era esperado, e estamos trabalhando no monitoramento das viagens e avaliando as linhas e os locais mais demandados pelos usuários, o que justifica a entrada em operação das três novas linhas”, ressalta o superintendente de Mobilidade do Município, Rafael Murta.

Como funciona

A gratuidade do Programa Catraca Livre vale para as viagens iniciadas entre 0h e 23h59 aos domingos e feriados e facilita o acesso da população aos equipamentos públicos da cidade, além de beneficiar quem usa o transporte coletivo para lazer e encontros familiares.

A política de gratuidade busca ampliar as possibilidades de deslocamento para visitas a familiares e amigos, acesso a parques, feiras, centros culturais ou simplesmente para quem deseja se movimentar pela cidade, sem que o custo da passagem seja um impeditivo.

Para acessar o benefício, os usuários devem utilizar o Cartão BHBUS, que servirá apenas para liberar o acesso e registrar o número de passageiros, sem cobrança de créditos ou contagem de integrações.

Usuários sem o cartão terão a catraca liberada manualmente pelo motorista ou pela equipe da estação. Não haverá integração tarifária com o metrô nos dias de vigência da gratuidade.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas