Variedades

Programa Cria.Forma vai fortalecer turismo e cultura em Minas com capacitação

Governo afirma que é o maior programa de capacitação para as duas áreas já lançado no Estado
Programa Cria.Forma vai fortalecer turismo e cultura em Minas com capacitação
Secretária-adjunta da Secult-MG, Josiane de Souza: maior conjunto de formação nas duas áreas que Estado oferece | Crédito: Divulgação Secult

O turismo e a cultura em todo o Estado vão ser fortalecidos a partir de agora. A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) apresentou, na terça-feira (24), o Cria.Forma, um programa de capacitação para as duas áreas. De acordo com o governo, é o maior para as duas áreas já lançado no Estado. Ao todo, serão ofertadas quase 43 mil vagas voltadas para os dois setores e todas gratuitas.

Do total, 30 mil vagas são ofertadas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

O edital do programa “Rotas do Conhecimento”, por exemplo, realizado em conjunto com o IF Sul de Minas, oferece 2 mil vagas ainda para o segundo semestre deste ano. São os seguintes cursos: Formatação e comercialização de roteiros (500 vagas); Marketing digital para o turismo (500) e Inglês aplicado a serviços turísticos (250), com inscrições até este domingo (28), além de Afroturismo e afromineiridades (250) e Como promover e incentivar a comercialização do seu destino turístico (500), cujo edital será lançado em outubro. É só acessar o portal.

Diversificação

A oferta de cursos é bastante diversificada, com capacitações que vão qualificar o turismo através da formação de profissionais que vão lidar diretamente com os turistas, como cursos de camareira, grande demanda para o setor hoteleiro como cursos preparatórios para recepcionista de hotel.

Hotelaria
Setor de hotelaria é bastante carente de mão de obra especializada | Crédito: Reprodução Adobestock

Para participar, é necessário idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residir em Minas Gerais. Todos os cursos são na modalidade EaD, têm carga horária de 40 horas e contam com intérpretes de Libras, além de atendimento educacional especializado. A seleção dos candidatos será por sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital.

“Estamos convencidos que não conseguiremos avançar sem a formação e a criatividade. Uma está relacionada a outra e são basilares para a continuidade do processo de Recriação do Estado de Minas Gerais, tendo o lugar de turismo como política central no governo Zema. E, em Minas, não se faz turismo sem cultura, que é a força de verdade na experiência de conhecer lugares e pessoas”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Para ele, cursos sobre patrimônio histórico, paisagens culturais, técnicas de criação de rotas e idiomas são fundamentais para o avanço da internacionalização de Minas Gerais.
Já a secretária-adjunta, Josiane de Souza, completou: “O maior conjunto de formação em cultura e turismo que o Estado de Minas Gerais já viu oferece ao mercado, aos profissionais e às lideranças uma oportunidade de pensar de maneira inteligente e qualificada”.

Cada parceiro da Secult-MG no Cria.Forma oferece cursos diferenciados e links específicos com todas as informações sobre inscrições. Quem quiser saber todos os detalhes pode acessar o site da secretaria.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas