Projeto Bares com Alma movimenta turismo e impulsiona redutos tradicionais de BH

Para marcar os cincos anos do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a prefeitura da capital mineira, por meio da Belotur e em parceria com o Sebrae Minas, lançou, em novembro de 2024, o projeto ‘Bares com Alma’. A iniciativa mapeou 30 bares icônicos da cidade e os transformou em atrações turísticas, consolidando-os como importantes representantes da cultura boêmia e gastronômica belo-horizontina.
Desde o seu lançamento, o projeto passou a integrar o portfólio de ações promocionais da Belotur em eventos nacionais e internacionais, fortalecendo a imagem da Capital como destino turístico e gastronômico de destaque no Brasil. Segundo a Belotur, a iniciativa visa preservar e valorizar o patrimônio material desses estabelecimentos, além de fomentar a economia local ao atrair visitantes interessados em vivenciar a tradição dos bares da cidade.
Seis meses após o lançamento do projeto, os resultados começam a aparecer. Proprietários de bares incluídos na primeira edição relatam aumento no movimento e na receita. É o caso de Orlando Siqueira, dono do tradicional Bar do Orlando, um dos mais antigos da cidade. “Está sendo sensacional ser parte deste inventário. Teve uma repercussão e visibilidade muito boas. Conquistamos novos clientes interessados em conhecer a origem da nossa tradição e curiosos em conhecer a história local”, relata.
A percepção é compartilhada pela proprietária do Bar Antônio e Marcão, Maria do Perpétuo. “O movimento cresceu com qualidade, é um cliente diferente. Ele busca a história do comércio, ele quer sentir e vivenciar a experiência. Ou seja, busca a alma do nosso estabelecimento. Inclusive, já recebemos turistas de outras partes do Brasil, após recebermos esse reconhecimento. Bares com Alma é um sucesso. Parabéns a todos que se dedicaram ao projeto”, comenta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Estabelecimentos atraem imprensa e influenciadores digitais
Além do aumento do fluxo de clientes, os bares têm atraído a atenção da imprensa e de influenciadores digitais, ampliando ainda mais a visibilidade dos estabelecimentos e contribuindo para a valorização de seus legados. As visitas têm destacado a diversidade de sabores, aromas e histórias que compõem a identidade boêmia da capital mineira.
“Ao celebrarmos os cinco anos de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, o projeto Bares com Alma representa um marco essencial no fortalecimento da identidade cultural e turística da nossa Capital”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
“Essa iniciativa vai muito além da valorização da nossa cultura alimentar — ela resgata tradições, preserva memórias e conecta o passado ao presente por meio da criatividade e do cuidado com os nossos ativos culturais. Cada bar mapeado é um verdadeiro guardião da alma boêmia da cidade, e tê-los como protagonistas dessa ação é reconhecer sua importância histórica e afetiva para moradores e visitantes. Projetos como esse reforçam o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte e da Belotur com um turismo que respeita, valoriza e compartilha o que Belo Horizonte tem de mais autêntico.”
Promoção turística em nível nacional e internacional
A ação também ganhou destaque nas agendas de promoção turística da cidade. Em eventos como o Minas Travel Market (MTM) e a Rodada de Negócios da Foco Operadora, o projeto esteve no centro das apresentações sobre potencial gastronômico da Capital. No carnaval de 2025, os bares fizeram parte do Mapa Gastronômico de Belo Horizonte, agregando valor à folia com uma rota de sabores e experiências autênticas.
As informações sobre os bares mapeados, suas histórias e localizações estão disponíveis no Portal Belo Horizonte, com versões em português, inglês, alemão e francês. Os usuários também podem fazer o download de mapas e de um guia ilustrado dos bares.
Nos próximos dias, novos conteúdos serão lançados, incluindo uma série de vídeos que apresentam as histórias e curiosidades dos bares participantes. O material será divulgado no Portal Belo Horizonte, no canal da Belotur no Youtube, na Rádio Belotur e no perfil de promoção da cidade no Instagram, @BHBelotur.
Ouça a rádio de Minas