Queijo, Vulcões e Artes: rotas mineiras são destaque em evento de Turismo em São Paulo

Minas Gerais vai desembarcar no Salão do Turismo, em São Paulo, com quatro grandes projetos de turismo mineiros: as rotas do Queijo, das Artes e a Vulcânica, além do projeto Menuuh. O evento que acontece entre os dias 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, na capital paulista, vai servir como uma vitrine nacional para iniciativas turísticas de todo o Brasil.
As quatro rotas mineiras foram escolhidas estrategicamente conforme os modos de consumo dos brasileiros e, principalmente, dos paulistas – que deve ser o público majoritário do salão. “A ideia é fazer com que exatamente esses empresários se posicionem para acessar mercado e conquistar novos clientes, novos turistas para essas rotas. Então, é uma estratégia de posicionamento de destino e de comercialização direta com consumidor final”, explica a analista do Sebrae Nathália Milagres.
No evento, as rotas mineiras vão disputar a atenção com 66 outras rotas de todo o Brasil. “O Salão Nacional de Turismo é um evento nacional organizado pelo Ministério do Turismo. E que envolve uma série de atores e, como acontece em São Paulo nesse ano, engloba um público extremamente estratégico para Minas Gerais, principalmente por ser o estado em que mais se viaja”, acrescenta a analista.
A Rota do Queijo
Lançada no ano passado, a rota do Queijo se consolidou como um dos principais atrativos do Estado após o reconhecimento dos modos de produção do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco. Nela, os turistas podem viver uma ‘travessia sensorial’, ao degustar e aprender sobre a iguaria mineira em um trajeto que passa por várias fazendas produtoras.
A Rota Vulcânica
Criada neste ano, a Rota Vulcânica inclui experiências gastronômicas, sensoriais, culturais e de contato com a natureza nos municípios de Andradas, Caldas e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. A formação rochosa da região, ocasionada por um vulcão extinto, resultou em cadeias de montanhas com altitudes que chegam a 1.500 m. Essa geografia, somada ao solo rico em minerais, ao clima ameno e ao trabalho dos cafeicultores da região favorecem a produção de cafés de qualidade, um dos principais atrativos da rota.
A Rota das Artes
A Rota das Artes promove um percurso que conta com 16 atrações sugeridas e contempla experiências espalhadas por oito cidades mineiras: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. Todas elas já famosas por outros três roteiros disponíveis: o Circuito do Ouro, o Destino Veredas e o Circuito Liberdade. No roteiro, os turistas têm acesso à arte barroca, modernista e contemporânea, em atrações que proporcionam o envolvimento do visitante.
Menuuh
O Menuuh é um guia turístico baseado em restaurantes típicos de Belo Horizonte. O projeto foi lançado pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) em parceria com o Sebrae Minas, no ano passado. Para o catálogo, segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, foram selecionadas 19 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras.
Ouça a rádio de Minas