Variedades

Relíquias de Santa Teresinha vão emocionar Belo Horizonte

Solenidade faz parte de uma programação organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte em torno da peregrinação das relíquias da freira carmelita
Relíquias de Santa Teresinha vão emocionar Belo Horizonte
Peregrinação das relíquias de Santa Teresinha foi pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à basílica da santa, em Lisieux, na França | Crédito: Divulgação / Arquidiocese de Belo Horizonte

Fiéis e turistas terão a oportunidade de acompanhar uma missa em homenagem à Santa Teresinha com chuva de rosas que acontecerá nesta segunda-feira (17), a partir das 10h, na Praça Sete. O ato solene faz parte de uma programação organizada pela Arquidiocese de Belo Horizonte em torno da peregrinação das relíquias da freira carmelita.

Estado onde as expressões da religiosidade são parte da formação cultural e da identidade do seu povo, Minas Gerais destaca-se, assim, como destino do turismo da fé. De acordo com o Observatório de Turismo de Minas Gerais, 36% dos turistas vêm para o Estado atraídos por lugares e festividades de riqueza histórico-cultural, o que inclui eventos religiosos. Esse fluxo movimenta cerca de R$ 5 bilhões na economia mineira anualmente.

A missa desta segunda-feira será presidida pelo Bispo Auxiliar da instituição, Dom Edmar José da Silva, quem conduzirá o ato até às 11h. O altar será posicionado na rua Rio de Janeiro, na altura entre a Avenida Afonso Pena e a Rua dos Tamoios.

A cerimônia religiosa conta com o apoio do governo de Minas, por meio da, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, além do 1º Batalhão e Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, da Associação dos Comerciantes do hipercentro de Belo Horizonte, da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e do Mercado Central.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O traslado

A urna, contendo as relíquias Santa Teresinha, será levada até a Praça Sete no carro do Corpo de Bombeiros. Ela sairá às 9h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Carmo, passando pela avenida do Contorno até chegar à Praça da Liberdade.

No Circuito Liberdade, o veículo reduzirá a velocidade diante do Palácio Arquiepiscopal, na avenida Cristóvão Colombo. De lá, seguirá pelas avenidas João Pinheiro e Afonso Pena, até chegar à Praça Sete.

As relíquias

O evento da Praça Sete integra uma ampla programação em torno das relíquias de Santa Teresinha que, de janeiro a outubro, percorrem todos os Carmelos do Brasil, abrangendo mais de 70 cidades. A peregrinação foi um pedido da Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.

Na capital mineira, a urna chegou na última quinta-feira (13) e permanecerá até 20 de junho, sob a guarda da Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dos eventos mais solenes é a missa na Catedral Cristo Rei, que vai realizada neste domingo (16) e presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor. O horário é às 9 horas.

Esta é a terceira vez que as relíquias de Santa Teresinha vêm ao Brasil. A primeira foi nos anos de 1997 e 1998, quando passaram por diversas cidades do País, já em 2022, as peças sacras passaram por alguns municípios de São Paulo.

Quem quiser acompanhar toda a programação em torno das relíquias de Santa Teresinha pode acessar o site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas