Variedades

Da culinária asiática à confeitaria: conheça 5 restaurantes para celebrar o Dia do Veganismo em BH

Segmento movimenta o setor gastronômico e inspira negócios que unem sustentabilidade, inovação e propósito na capital mineira
Da culinária asiática à confeitaria: conheça 5 restaurantes para celebrar o Dia do Veganismo em BH
Foto: Reprodução/ Adobe Stock

Celebrado neste sábado (1º), o Dia Mundial do Veganismo chega a 2025 com um mercado em plena expansão. Em Belo Horizonte, o Paraíso Veg — festival vegano gratuito e itinerante — terá uma edição especial na data, das 16h às 23h, na avenida Afonso Pena, 2881, no bairro Funcionários. O objetivo do evento é disseminar a cultura do veganismo e fortalecer os produtores locais.

Segundo pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Datafolha, realizada em 2024, 7% dos brasileiros se declaram veganos e 74% consideram reduzir o consumo de carne.

Esse comportamento vem impulsionando diferentes setores da economia. O mercado de alimentos plant-based, por exemplo, cresceu 42% no País, movimentando R$ 821 milhões em 2022, segundo o The Good Food Institute Brasil.

Quem empreende nessa área também tem o veganismo como estilo de vida. Em Belo Horizonte, alguns donos de estabelecimentos especializados nesse tipo de alimentação usam seus negócios para divulgar essa vertente, que une o amor aos animais e à gastronomia.

Há locais para todos os tipos de paladares na capital mineira — desde pratos feitos e sanduíches até comida asiática e confeitaria. A variedade de opções também atrai quem tem restrições alimentares, como intolerância à lactose e ao glúten.

Mais do que uma tendência de consumo, o veganismo se consolida como um novo eixo de negócios, que atrai investimentos, estimula a inovação e desafia empresas a repensar produtos e estratégias para atender a um público cada vez mais diverso e exigente.

Confira, a seguir, alguns negócios veganos em Belo Horizonte para celebrar a data.

Quintal Vegan traz pratos tradicionais em versão vegana

O restaurante Quintal Vegan aposta em um cardápio 100% vegetal, com refeições artesanais e ingredientes frescos. Conhecido pelo ambiente acolhedor, o espaço tem como proposta mostrar que a culinária vegana pode ser rica, criativa e acessível.

Segundo o proprietário Pedro Henrique, a ideia é preservar o veganismo em todos os detalhes, inclusive nas bebidas comercializadas. Ele explica que os pratos do Quintal são inspirados em receitas tradicionais, como feijoada, fricassé e feijão tropeiro, com uma nova forma de preparo, sem incluir nenhum ingrediente de origem animal. Para ele, isso mostra que “a culinária vegana pode ser tão saborosa e completa quanto qualquer outra”.

No local, é possível aproveitar o self-service com várias opções a preços acessíveis, além de outros pratos servidos na casa, como porções, sanduíches e caldos.

Foto: Divulgação / Quintal Vegan

Endereço: Rua Pitangui, 175 – Concórdia

Doces sem ingredientes de origem animal no Chocolate Lab

A Chocolate Lab, marca especializada em chocolates, bolos e doces sem leite, ovo ou glúten, vem conquistando o público com produtos autorais e combinações inusitadas de sabores. O estabelecimento é um exemplo de como o veganismo também tem transformado a confeitaria e o mercado de doces artesanais.

De acordo com a fundadora da empresa, Débora Vieira, a preocupação vai além da escolha dos ingredientes: o foco é também atender pessoas com restrições alimentares. “Nem todo produto vegano atende um alérgico a leite ou ovo, então temos um cuidado especial para evitar contaminação cruzada e garantir que todos possam consumir nossos produtos com segurança”, explica.

Foto: Divulgação / Chocolate Lab

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 12 – Floresta

Uai Vegano oferece buffet com salgadinhos 100% vegetais

O Uai Vegano funciona de forma on-line, oferecendo buffet e entregas de culinária 100% vegetal. O negócio surgiu de maneira despretensiosa, mas nasceu de uma necessidade pessoal.

“Eu já era vegano, mas nas festas e aniversários quase não havia opções. Então comecei a fazer meus próprios salgados e vender. Com o tempo, fui me especializando, o negócio cresceu e virou o Uai Vegano”, conta o fundador da marca, Caio Diogo.

Atualmente, o empreendimento oferece refeições completas, kits de festa e opções personalizadas para eventos.

Foto: Bruno Paraguay / Divulgação Uai Vegano

San Ro apresenta culinária asiática em versão vegana

Com uma proposta contemporânea e equilibrada, o San Ro oferece um buffet variado de pratos veganos e vegetarianos, com influências asiáticas e mineiras. O restaurante atrai tanto o público vegano quanto quem busca experiências gastronômicas mais sustentáveis e conscientes.

Foto: Reprodução / Instagram San Ro

Endereço: Rua Professor Moraes, 651 – Funcionários, Belo Horizonte

Pratos e sanduíches veganos no Las Chiccas

O Las Chiccas Vegan, localizado no Edifício Maletta, aposta em uma culinária criativa, colorida e afetiva, feita por mulheres. O cardápio inclui opções como hambúrgueres artesanais, petiscos e sobremesas veganas, todas preparadas com foco em sabor e consciência ambiental.

O espaço se tornou ponto de encontro para quem busca uma alimentação ética e descontraída, mostrando que o veganismo também pode ser vibrante e cheio de personalidade.

Foto: Reprodução Instagram Las Chiccas

Endereço: Av. Augusto de Lima, 233 (sobreloja 20) – Centro

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas