Variedades

Resultados finais dos Editais do Fundo Estadual de Cultura são divulgados

Investimento de R$ 22,5 milhões deve fomentar a cultura em Minas
Resultados finais dos Editais do Fundo Estadual de Cultura são divulgados
Diversas áreas serão contempladas pelos recursos, abrangendo segmentos como música, artes cênicas, literatura, culturas populares, moda, cinema e patrimônio histórico Foto: Consuelo de Abreu - Acervo Secult

Com aporte recorde de R$ 22,5 milhões, os resultados finais dos 11 editais do Fundo Estadual de Cultura (Fec) para projetos culturais foram divulgados nesta quinta-feira (28), pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

As orientações e projetos podem estão disponíveis no site da entidade e os aprovados são instruídos a preparar a documentação exigida para que o repasse dos recursos seja realizados.

Os recursos chegarão diretamente às mãos dos agentes culturais, que não precisam passar pelo processo de captação como acontece na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LeiC).

As iniciativas selecionadas pelos editais abrangem desde ações gastronômicas até musicais, passando pelas artes cênicas, literatura, artes visuais, cinema, patrimônio histórico, culturas populares, moda e outros.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Além da valorização dos agentes culturais, o Fundo Estadual de Cultura torna mais acessíveis as ferramentas de fomento a cultura, estimula o setor em Minas Gerais e incentiva a economia da criatividade e a produção artística em suas mais diversas linguagens.

Projeto Passarela Liberdade Foto: Leo Bicalho Secult-MG

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, o investimento reafirma Minas Gerais como um dos principais polos culturais do País, promovendo acesso, inclusão, emprego e renda e sustentabilidade no setor.

“Investir em cultura é investir nas pessoas e no futuro de Minas Gerais. Este recurso permitirá a realização de projetos que alcançam desde grandes centros até pequenas comunidades, democratizando o acesso à arte e fortalecendo nossas tradições”, comenta.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas