Rota Capitão Senra atrai motociclistas
Desde 28 de outubro de 2018, a AMG-160 passou a se chamar Rodovia Capitão Senra, homenageando o ilustre amante de motocicletas. A estrada é a ligação entre a BR-040 em Brumadinho e São Sebastião das Águas Claras (Macacos), distrito de Nova Lima. A via é muito frequentada por motociclistas, com um traçado cheio de curvas e natureza exuberante.
A designação se deu pelo Projeto de Lei nº 5224/2018, de autoria do deputado Agostinho Patrus. Desde então, um trabalho de desenvolvimento dessa rota está sendo feito, com um trajeto de 170 km, de Macacos a Brumadinho tendo Belo Horizonte como portal de entrada. Perfeito para passeios com duas rodas.
Para que o amante do motociclismo possa desfrutar desse roteiro, a Tripness desenvolveu um pacote exclusivo para a capital mineira com as primeiras saídas programadas para 2021. A proposta é viver um dia intenso de aventura e adrenalina pela capital mineira, contemplando todos os atrativos do portal da Rota Capitão Senra. Acelerar e sentir a potência das máquinas pulsar nas suas veias. Numa viagem imersiva pelo mundo do motociclismo, um dos propósitos é conhecer mais sobre a lenda Capitão Senra, a tradição e tudo o que Belo Horizonte tem a oferecer, conhecendo lugares únicos e especiais para todos os amantes das motocicletas.
Serão visitados pontos de encontro dos motociclistas em Belo Horizonte, uma oficina incrível que guarda um pouco da história do Capitão Senra, com aprendizado sobre as motocicletas acompanhando na prática um processo de manutenção e reparo de equipamentos. O passeio também passa pelo percurso Barão-Raja. Para encerrar, a turma se reúne num bar temático que tem tudo a ver com esse universo.
Quem inspirou tudo isso foi o mineiro José Senra, um amante colecionador das motos da marca americana Harley-Davidson. Falecido em 2016, ele recebeu esse apelido por ter sido capitão da Polícia do Exército e chegou a escoltar autoridades como o presidente Juscelino Kubitschek e a rainha Elizabeth II. Fundou em 1980 o Águias de Aço, que reúne amantes da famosa marca de motos, e foi presidente desse grupo até o fim de seus dias. E por isso, se tornou uma celebridade.
Mototurismo – Anderson Rocha, um grande colaborador da Rota Capitão Senra, destaca a importância do mototurismo para a movimentação da economia criativa. “O segmento mobiliza milhões de pessoas pelo mundo. Só no Brasil são mais de 3,2 mil motoclubes com mais de 200 mil participantes, fora os avulsos. O potencial de Minas Gerais está nas paisagens privilegiadas, acessibilidade e a maior malha rodoviária do Brasil.
A capital mineira tem localização privilegiada, com ligação direta com as principais capitais do entorno facilitando para os motociclistas de todo o país acessarem a Rota Capitão Senra com segurança e praticidade.” Outro ponto positivo destacado por Anderson Rocha é “a infraestrutura turística de Belo Horizonte e de toda a região da Rota Capitão Senra, que inclui Nova Lima e Brumadinho. Diversas opções de hospedagens, bares e restaurantes, com variadas faixas de preços, além de atrativos históricos, culturais e belezas naturais.”
No dia em que completa 123 anos, o projeto Belo Horizonte: Portal da Rota Capitão Senra 2ª edição realizará um evento digital, a partir das 16 horas, no facebook “rota.capitaosenra”. Essa ação propõe a continuidade da proposta para transformar BH como uma opção para o mototurismo.
O cenário desta live será composto por itens de lojistas e artesãos de Belo Horizonte no segmento do motociclismo,com os produtos de moda, acessórios, livros, capacetes artesanais, tatuagem e outros do motociclismo criativo e algumas pautas referentes ao Capitão Senra, Rota Capitão Senra e Belo Horizonte e seus atrativos, potencializando a economia criativa que circula o potencial de exploração dessa rota. A live será filmada no Underground, uma mistura de pub com bar temático, um estabelecimento da capital bastante conhecido e frequentado entre os motociclistas.
Ouça a rádio de Minas