Rua Sapucaí, em BH, está fechada nesta semana como teste para revitalização

A rua Sapucaí, localizada entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, ficará fechada desde esta segunda (6) até a sexta-feira (12). A interdição da via é um teste operacional da Prefeitura da Capital (PBH) para a requalificação do Centro da cidade. O objetivo é avaliar os impactos no trânsito local e no entorno.
Só para a revitalização da rua Sapucaí, o investimento será de R$ 4,65 milhões e ficará a cargo da Conata Engenharia, empresa que venceu a licitação para as obras de requalificação urbana da via.
Segundo a PBH, a ideia é preservar e fomentar a rua Sapucaí como um espaço urbano de potencial cultural, turístico, gastronômico e patrimonial. Ao longo de seus 600 metros de comprimento por 16 de largura, compreendendo as avenidas Assis Chateaubriand e Contorno, a Sapucaí deve receber intervenções como:
- a pavimentação de um plano único entre os dois passeios, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa;
- a implantação de ciclovia bidirecional e passagem de pedestres;
- adequação do sistema de drenagem;
- mobiliários de bancos e cestos coletores metálicos; arquibancada mirante;
- arborização e paisagismo.
As obras de requalificação também preveem o acesso reduzido de veículos e uma apropriação mais adequada ao uso do espaço por visitantes e moradores.
Alteração de transporte público
Com o fechamento temporário da via, haverá alteração no itinerário das linhas 8103, 8205, 8405, 9103, 9104, 9210, SC01A, SC03A de transporte público, e a desativação do ponto de ônibus localizado na rua Sapucaí, números 383 e 153. Neste período, serão usados pontos substitutos na avenida Assis Chateaubriand, 558, e avenida Francisco Sales, 199.
Todas as mudanças serão sinalizadas no local e também dentro dos coletivos.
Ouça a rádio de Minas