Santander oferece 15 mil bolsas gratuitas para capacitação de professores na área de IA

O Santander, em parceria com a plataforma de educação aberta DIO, lançou o programa Santander EducaIA, que oferece 15 mil bolsas de estudo gratuitas para professores e profissionais da educação. A iniciativa tem como objetivo capacitar docentes para o uso da inteligência artificial (IA) no planejamento pedagógico, na automação de tarefas administrativas e na personalização da aprendizagem.
As inscrições podem ser feitas na página até 9 de novembro. Os selecionados deverão acessar a plataforma da DIO utilizando o mesmo e-mail cadastrado no Santander Open Academy.
Com carga horária de 19 horas, o programa combina videoaulas, lives interativas, exercícios práticos e um desafio final. Durante o curso, os participantes aprenderão a aplicar a IA no dia a dia escolar, automatizar feedbacks e adaptar conteúdos e revisões conforme os diferentes perfis de alunos.
A jornada contribui para que educadores aumentem sua produtividade e enriqueçam a experiência de aprendizagem dos estudantes. O Santander EducaIA é voltado a professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais da educação que desejam inovar suas práticas e dedicar mais tempo à experiência de ensino.
“Dominar técnicas de IA permite ampliar o conhecimento e fortalecer o pensamento pedagógico. Com o Santander EducaIA, os educadores poderão impulsionar o ensino por meio de ferramentas que possibilitam focar na formação dos alunos”, afirma o senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil, Marcio Giannico.
O processo seletivo será realizado até novembro de 2025 e seguirá o seguinte cronograma:
- 13 a 19 de novembro: liberação da primeira lista de aprovados para aceite da bolsa;
- 21 a 23 de novembro: liberação da segunda lista de aprovados para aceite da bolsa;
- 1º de dezembro: liberação da trilha de estudos;
- Até 31 de janeiro de 2026: conclusão e certificação.
O conteúdo do curso foi desenvolvido para ser acessível mesmo para quem não possui experiência prévia com IA, garantindo inclusão e aprendizagem prática desde os primeiros módulos.
Ouça a rádio de Minas