Variedades

Semana Criativa de Tiradentes celebra o artesanato e o design; veja programação

Evento terá a participação de renomados designers e talentosos artesãos
Semana Criativa de Tiradentes celebra o artesanato e o design; veja programação
Este ano, evento vai focar exclusivamente em artesãos veteranos, segundo a idealizadora | Crédito: Divulgação João Bertholini

O charme da histórica cidade de Tiradentes rende-se ao belo trabalho de artesãos de todo o País. É a riqueza do feito com as mãos tendo um merecido lugar de destaque. A Semana Criativa de Tiradentes chega à sua 8ª edição, celebrando o melhor do design, artesanato e cultura brasileira. O evento, que acontecerá desta quinta-feira (17) a 20 de outubro (domingo), vai ter a participação de renomados designers e talentosos artesãos, prometendo uma programação rica e diversificada.

A cada edição, a Semana Criativa se consolida como o local ideal para discutir cultura e identidade brasileira nos campos do artesanato, design, arquitetura, moda e gastronomia, sempre com um toque de brasilidade. O festival vai reunir projetos, iniciativas e inspirações de todo o País. Este ano, haverá também a participação dos estados de Mato Grosso do Sul e Pará. A participação do Pará será a mais grandiosa, destacando o que há de mais relevante no mundo da artesania, das artes, da arquitetura, da música e da gastronomia paraense.

Os designers convidados fizeram imersões com os artesãos da cidade participantes da Semana Criativa. Este ano, o evento foca exclusivamente em artesãos veteranos, proporcionando-lhes uma oportunidade renovada de se destacarem tanto na exposição quanto no palco principal. Entre os designers, Alexandre Salles, Carolina Armellini e Fabiana Queiroga fazem sua estreia no evento.

Semana Criativa de Tiradentes
Histórica Tiradentes vai se render aos encantos do feito à mão | Crédito: Divulgação Douglas Mendes

Uma das idealizadoras do evento, Simone Quintas, comenta sobre a expectativa: “Estamos muito animados para a 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes. Este ano, optamos por trabalhar exclusivamente com artesãos veteranos, proporcionando-lhes uma oportunidade renovada de brilhar. A cada edição, a Semana Criativa se consolida como um espaço essencial para discutir e celebrar a cultura e a identidade brasileira, enaltecendo o artesanato, o design, a arquitetura, a moda e a gastronomia de nosso País”.

Extensa programação

A Semana Criativa vai levar centenas de visitantes à cidade, lotando hotéis e restaurantes. A programação do festival incluirá mais de 30 palestras e bate-papos, reunindo nomes renomados como os arquitetos Renato Mendonça, Erica Saraiva, Renato Diniz, Guilherme Ortenblad e Sophia Jales; os designers Gustavo Grecco, Marcelo Rosenbaum, Fabio Marx e Rafael Quick; e os estilistas Rodrigo Tremembé, Maurício Duarte e Thaís Losso, que, ao lado de Jackson Araújo, comanda o projeto Trama Afetiva, além de Cristina Lucchetti, diretora de estilo da Farm Brasil, do coletivo paraense Raio que o Parta, do fotógrafo Luiz Braga, de Luis Matuto e Bruno Brito, da Arado, artesãos mineiros, alagoanos, cearenses e muito mais.

Semana Criativa de Tiradentes
Exposições do trabalho de artesãos vão ocupar vários espaços durante a Semana Criativa | Crédito: Divulgação Marqueterie Comunicação

O festival vai ocupar cerca de dez locais na histórica e charmosa cidade com destaque para a aguardada Escola da Semana, que será inaugurada durante o festival, oferecendo oficinas e experiências imersivas. Além das palestras, haverá exposições, oficinas, lançamentos de livros e instalações inovadoras. Destaque para a nova instalação de Hugo Sasdelli e Jader Almeida, e a intervenção urbana “Becos” pelos escritórios da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design e o Studio Brasileiro.

O espaço festivo da Semana Criativa de Tiradentes, na Villa Chafariz, funcionará à noite e será o ponto de encontro para dançar, comer e beber ao som de DJs e curtir apresentações musicais.

Origem Minas

No Espaço Origem Minas, no “Espaço Raízes” do evento, os visitantes vão encontrar artesanatos típicos das regiões do Vale do Jequitinhonha e Urucuia Grande Sertão Veredas, além de produtos da agroindústria mineira, como queijos, cafés, doces, cachaças e geleias. No local, também haverá um bate-papo sobre a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha”, ambas as ações realizadas com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e Sebrae Minas.

Quem quiser ir, pode conferir a programação completa pelo site ou pelo Instagram @semanacriativadetiradentes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas