Sistema Ocemg promove a Corrida da Cooperação em Belo Horizonte

Belo Horizonte será palco de um evento que vai muito além do esporte neste domingo (20). A 13ª edição da Corrida da Cooperação, promovida pelo Sistema Ocemg, reunirá 7 mil participantes em uma prova que une qualidade de vida, solidariedade e cuidado com o planeta.
Com largada e chegada na Praça da Pampulha, em BH, a Corrida da Cooperação é considerada a mais solidária de Minas Gerais, sendo campeã em arrecadação e doação de alimentos no Estado. No ano passado, foram 12 toneladas de alimentos, já neste ano, a expectativa é doar cerca de 14 toneladas de suprimentos a 16 instituições sociais, beneficiando quase 12 mil pessoas.
A prova é realizada anualmente em julho, com percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada de 3 km. Todos os participantes que percorrem um desses trajetos recebem medalhas de reconhecimento.
Para participar, é necessário contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis e com um valor simbólico de R$ 45, no primeiro lote, ou de R$ 50, no segundo. Todo o dinheiro arrecadado com a corrida será revertido para um projeto que irá reflorestar 10 hectares do Parque Estadual Serra Verde, ao lado da Cidade Administrativa. Serão plantadas cerca de 11 mil árvores nativas, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
“Queremos plantar uma floresta cooperativa em Belo Horizonte”, explica o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. E acrescenta: “Estamos trabalhando em um projeto robusto de reconstituição de flora, junto ao IEF, em prol do parque”.
Em uma segunda etapa, o Sistema Ocemg pretende expandir a área reflorestada para 27 hectares. Também está prevista a criação de uma trilha ecológica com placas educativas sobre a importância da cooperação e da preservação do meio ambiente.
Inclusão
A Corrida da Cooperação é também inclusão. Todos os anos, o Sistema Ocemg doa kits de corridas para associações que apoiam pessoas com deficiência. Ao todo 241 atletas PcDs participarão da corrida por meio de quatro projetos convidados, com inscrições custeadas integralmente pelo Sistema Ocemg. Eles serão os primeiros a largar, em um momento simbólico que reafirma o compromisso do cooperativismo mineiro com uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
Ouça a rádio de Minas