Variedades

Orquestra Sinfônica de MG apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema

Orquestra Sinfônica apresenta o concerto nesta terça-feira (27) e quarta (28), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
Orquestra Sinfônica de MG apresenta trilhas sonoras de clássicos do cinema
OSMG apresenta “Música de Cinema” para os amantes das duas artes | Crédito: Divulgação Paulo Lacerda

O que dizer de trilhas sonoras de filmes consagrados no cinema executadas pela excelência da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG)? Afinal, as trilhas desempenham um papel fundamental no cinema e são capazes de intensificar emoções, criar atmosferas e dar vida às cenas de maneira única. Além de complementar a narrativa, elas também se tornam parte indissociável dos filmes. Para celebrar a união dessas duas formas artísticas, a Orquestra Sinfônica apresenta o concerto “Música de Cinema”, que será nesta terça-feira (27) e quarta (28), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Ainda dá para se programar e os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A apresentação será às 20 horas e promete transportar o público para as cenas mais memoráveis da sétima arte, por meio de trilhas sonoras que marcaram gerações. Sob a batuta de André Brant, regente assistente da OSMG, os músicos vão interpretar um repertório cuidadosamente selecionado, que inclui obras de compositores icônicos como John Williams e Hans Zimmer. Os ingressos já estão à venda no site da Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes.

Haverá a “Abertura Disney”, a canção lírica de “A Bela e a Fera”, tema de “Cinema Paradiso” e clássicos do universo dos super-heróis como “Batman” e “Super-Homem”, dentre outros temas. Já para os fãs de séries de TV, o evento contará com as trilhas de “The Walking Dead” e “The Big Bang Theory”, seguidas pela tocante “A Lista de Schindler”, com uma interpretação do spalla Alexandre Kanji. A apresentação continua com uma viagem espacial ao som de “Interstellar”, e entra no mundo mágico de Hogwarts, a escola da série Harry Potter, com os temas “Hedwig” e “Nimbus 2000”. Já o encerramento do concerto, será com a saga “Star Wars”, destacando os icônicos temas de Darth Vader e Yoda.

Tradição

O concerto “Música de Cinema” já se tornou uma tradição da OSMG, mas o maestro André Brant conta que essa edição será um pouco diferente. “Nós já fizemos um concerto inteiro em homenagem ao John Williams e, ano passado, fizemos um dedicado a Stanley Kubrick. Dessa vez, decidimos fazer um programa mais diversificado. Então, vamos ter algumas trilhas sonoras de desenhos da Disney, de séries famosas, trilhas de super-heróis e muito mais. O concerto vai atender ao gosto de um público diverso. Praticamente todas as trilhas são muito conhecidas. Então, com certeza, os espectadores vão gostar bastante”, adianta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


No entanto, Brant ressalta que o programa diverso também trouxe alguns obstáculos. “Nós tivemos que procurar arranjadores no Brasil inteiro. Por exemplo, nós encomendamos ao Mateus Araújo o arranjo de “Interestelar”, que é um filme muito famoso lançado nos últimos anos, cuja trilha sonora é tocada, hoje em dia, até em casamentos. Então, esse foi o grande desafio: para fazer um concerto mais interessante e variado, a gente teve que rodar o Brasil em busca desse material”, explica.

Nova Lima

“Concertos da Liberdade – Música de Cinema” será apresentado também no nesta quinta-feira (29), às 19h, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima. As entradas são gratuitas e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do local a partir de uma hora antes do espetáculo. (Com informações da FCS)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas