Variedades

Turismo prateado em alta movimenta setor de viagens

Agências de viagens têm apostado em ofertas para atender às preferências desse público
Turismo prateado em alta movimenta setor de viagens
No Brasil, cidades litorâneas, especialmente no Nordeste, atraem público 60+ pela combinação de clima, infraestrutura hoteleira e opções de lazer | Foto: Reprodução Adobe Stock / One

Viajar não tem idade. A cada ano, cresce o número de pessoas com mais de 60 anos que encontra no turismo uma forma de lazer, bem-estar e descobertas culturais. Atentas a essa tendência, agências de viagens têm ampliado e personalizado suas ofertas para atender às preferências desse público, que se consolida como um dos segmentos mais relevantes do setor. No Dia Internacional do Idoso, que foi comemorado na quarta-feira (1º), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) reforçou a importância do turismo 60+ e a contribuição para um mercado cada vez mais diverso e inclusivo.

No Brasil, cidades litorâneas, especialmente no Nordeste, atraem pela combinação de clima agradável, infraestrutura hoteleira de qualidade e opções de lazer voltadas ao descanso. Já destinos de natureza e bem-estar, como a Serra Gaúcha, a Chapada dos Veadeiros e as cidades termais de Minas Gerais e Goiás se destacam por oferecer paisagens encantadoras, gastronomia típica e experiências que priorizam saúde e qualidade de vida.

Entre os destinos mais procurados por esse público, também estão os cruzeiros marítimos, que oferecem comodidade, conforto e a segurança de reunir hospedagem, lazer e deslocamento em uma única experiência. Circuitos religiosos, com destaque para Aparecida, em São Paulo; Fátima, em Portugal; e o roteiro da Terra Santa, proporcionam momentos de fé, espiritualidade e convivência em grupo.

Os roteiros culturais pela Europa, em países como Portugal, Espanha e Itália unem história, gastronomia e passeios guiados com estrutura de receptivo especializada e também atraem essa faixa etária.

Para a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, o turismo 60+ representa a essência de que nunca é tarde para viver grandes experiências. “Viajar é sempre possível e enriquecedor, independentemente da idade e as pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Os agentes de viagens oferecem suporte completo, roteiros pensados para este e outros perfis de público, além da segurança de um atendimento personalizado em todas as etapas da viagem. O turismo é uma oportunidade contínua de aprendizado, bem-estar e felicidade e uma experiência única em todas as fases da vida”.

60+: 15% dos turistas domésticos

Com mais tempo e renda para explorar o mundo, brasileiros acima dos 60 anos respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, segundo levantamento do Ministério do Turismo.
O CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens, Marco Lisboa, tem acompanhado esse movimento do mercado. Com 80 franqueados dentro e fora do Brasil, o público 60+ representa cerca de 20% de seus clientes.

“Percebemos que o idoso tem se tornado, cada vez mais, protagonista no turismo brasileiro. Essa faixa etária, formada em sua maioria por pessoas acima de 60 anos, busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Muitos aposentados dispõem de mais tempo livre para viajar fora da alta temporada, valorizam o conforto, a hospitalidade e um ritmo de viagem mais tranquilo. Além disso, esse público costuma preferir pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens que oferecem acessibilidade”, diz Marco Lisboa.

Os viajantes da terceira idade buscam, principalmente conforto, segurança e experiências enriquecedoras. Esse público valoriza destinos acessíveis, com boa infraestrutura e programação organizada, que oferecem lazer sem exigir grandes esforços físicos. A cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza aparecem entre as preferências, assim como pacotes em grupo, que facilitam a socialização e proporcionam praticidade. Além disso, o custo-benefício e a confiança nos serviços contratados são fatores decisivos para esse perfil de turista.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas