Turismo prateado em alta movimenta setor de viagens

Viajar não tem idade. A cada ano, cresce o número de pessoas com mais de 60 anos que encontra no turismo uma forma de lazer, bem-estar e descobertas culturais. Atentas a essa tendência, agências de viagens têm ampliado e personalizado suas ofertas para atender às preferências desse público, que se consolida como um dos segmentos mais relevantes do setor. No Dia Internacional do Idoso, que foi comemorado na quarta-feira (1º), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) reforçou a importância do turismo 60+ e a contribuição para um mercado cada vez mais diverso e inclusivo.
No Brasil, cidades litorâneas, especialmente no Nordeste, atraem pela combinação de clima agradável, infraestrutura hoteleira de qualidade e opções de lazer voltadas ao descanso. Já destinos de natureza e bem-estar, como a Serra Gaúcha, a Chapada dos Veadeiros e as cidades termais de Minas Gerais e Goiás se destacam por oferecer paisagens encantadoras, gastronomia típica e experiências que priorizam saúde e qualidade de vida.
Entre os destinos mais procurados por esse público, também estão os cruzeiros marítimos, que oferecem comodidade, conforto e a segurança de reunir hospedagem, lazer e deslocamento em uma única experiência. Circuitos religiosos, com destaque para Aparecida, em São Paulo; Fátima, em Portugal; e o roteiro da Terra Santa, proporcionam momentos de fé, espiritualidade e convivência em grupo.
Os roteiros culturais pela Europa, em países como Portugal, Espanha e Itália unem história, gastronomia e passeios guiados com estrutura de receptivo especializada e também atraem essa faixa etária.
Para a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, o turismo 60+ representa a essência de que nunca é tarde para viver grandes experiências. “Viajar é sempre possível e enriquecedor, independentemente da idade e as pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais ativas. Os agentes de viagens oferecem suporte completo, roteiros pensados para este e outros perfis de público, além da segurança de um atendimento personalizado em todas as etapas da viagem. O turismo é uma oportunidade contínua de aprendizado, bem-estar e felicidade e uma experiência única em todas as fases da vida”.
60+: 15% dos turistas domésticos
Com mais tempo e renda para explorar o mundo, brasileiros acima dos 60 anos respondem por cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais, segundo levantamento do Ministério do Turismo.
O CEO da 3, 2, 1 GO!, rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens, Marco Lisboa, tem acompanhado esse movimento do mercado. Com 80 franqueados dentro e fora do Brasil, o público 60+ representa cerca de 20% de seus clientes.
“Percebemos que o idoso tem se tornado, cada vez mais, protagonista no turismo brasileiro. Essa faixa etária, formada em sua maioria por pessoas acima de 60 anos, busca viagens que proporcionem bem-estar, lazer, segurança e experiências culturais enriquecedoras. Muitos aposentados dispõem de mais tempo livre para viajar fora da alta temporada, valorizam o conforto, a hospitalidade e um ritmo de viagem mais tranquilo. Além disso, esse público costuma preferir pacotes organizados, com acompanhamento especializado, transporte confortável e hospedagens que oferecem acessibilidade”, diz Marco Lisboa.
Os viajantes da terceira idade buscam, principalmente conforto, segurança e experiências enriquecedoras. Esse público valoriza destinos acessíveis, com boa infraestrutura e programação organizada, que oferecem lazer sem exigir grandes esforços físicos. A cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza aparecem entre as preferências, assim como pacotes em grupo, que facilitam a socialização e proporcionam praticidade. Além disso, o custo-benefício e a confiança nos serviços contratados são fatores decisivos para esse perfil de turista.
Ouça a rádio de Minas