UFMG abre 20ª edição do Festival de Verão com foco em pluriversidade
A 20ª edição do Festival de Verão UFMG tem como tema Pluriversidade – artes, culturas e ciência em trânsito. O evento ocorre do dia 10 ao dia 20 de março, com uma programação inteiramente gratuita, e ocupa espaços da instituição no centro de Belo Horizonte, no campus Pampulha e na cidade de Tiradentes, reunindo manifestações de fotografia, desenho, dança, música e tecnologia audiovisual. O festival é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult) e tem parceria institucional com a Festa do Livro UFMG. A programação completa está disponível no site.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Cultura e coordenadora do evento, Mônica Medeiros Ribeiro, o festival afirma a pluralidade como fundamento da experiência cultural, reconhecendo a multiplicidade de sujeitos e práticas no âmbito acadêmico.
“A pluriversidade deriva da ideia de pluriversalidade, cunhada pelo filósofo sul-africano Mogobe Bernard Ramose, que nos indica a urgência de praticar e reconhecer a multiplicidade de modos de ser e de produção de conhecimento. Nesse sentido, o Festival afirma a pluralidade como fundamento da experiência cultural. São diversos os sujeitos do conhecimento, das artes e das culturas e, portanto, diversas também as práticas por eles mobilizadas no âmbito acadêmico”, explica a professora Mônica Medeiros Ribeiro.
Leia também: Espaço do Conhecimento UFMG abre inscrições para obras na Fachada Digital 2026
A abertura do 20º Festival de Verão UFMG será no dia 10 de março, às 19h, no Conservatório UFMG, com uma edição especial da série Conversas musicais: a música de Milton Nascimento, com Chico Amaral e Wilson Lopes. Os dois artistas vão discutir a obra do líder do Clube da Esquina, homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFMG em dezembro. A solenidade de abertura contará com a presença do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e do pró-reitor de Cultura, Fernando Mencarelli, marcando o início de uma agenda que busca refletir a pluralidade cultural.
Entre os principais destaques da programação está a “Cine Cúpula – I Mostra de Cinema Dômico da UFMG”, que apresentará produções universitárias nacionais e internacionais em formato fulldome (360º) no planetário do Espaço do Conhecimento. Além das exibições tecnológicas, o festival oferece oficinas de bordado e técnica vocal – esta última ministrada pela cantora Titane -, apresentações do Coral Ars Nova, o Baile do Passinho, concertos de música clássica e rodas de conversa.
Ouça a rádio de Minas