Una e Mercado Novo terão parceria

A Una, que integra a Ânima Educação, acaba de fechar parceria com o Mercado Novo, espaço cultural na avenida Olegário Maciel, no Centro de Belo Horizonte, que foi redescoberto por empreendedores que apostam em cultura, gastronomia e história. “Esse é um movimento muito feliz da entidade que vai permitir a integração de ações dos nossos cursos ligados à economia criativa, levando vivências e aprendizados para fora dos muros da faculdade”, diz a diretora da Una Cidade Universitária, Carol Sarmento.
O espaço, que reúne oito lojas, vai impulsionar o empreendedorismo jovem, abrigando ideias e negócios das áreas da gastronomia, audiovisual, estética, moda, design e entretenimento. Serão oferecidos cursos abertos de cozinha criativa, fotografia, roteiro, história do cinema, e outros, com professores e especialistas convidados. O projeto também abrigará um palco para receber apresentações artísticas e exibições de produtos audiovisuais.
As obras terão início no fim deste mês. “O mercado já tem um movimento muito interessante. A comunidade acadêmica vai agregar com eventos variados, favorecendo o diálogo com os belo-horizontinos, marcas mineiras, e com a nossa própria identidade”, ressalta.
Segundo a educadora, o Mercado Novo é praticamente um sinônimo de transformação. Inaugurado em 1960, está entre os lugares mais badalados de Belo Horizonte com lojas, ateliers, bares, restaurantes, além de funcionar como uma incubadora de negócios. “Vamos ajudar a fomentar esse ambiente de inovação. Esse é um dos nossos compromissos com a cidade, e queremos fazer juntos”, reforça.
A Una Aimorés, localizada em Lourdes, passa a abrigar um hub de inovação que será um elo entre marcas, empresas, e o ensino superior. “Não há como manter a dicotomia entre academia, indústria e comércio. Soluções e inovações podem ser buscadas de acordo com demandas reais do mercado, isso favorece o crescimento do ecossistema de inovação da cidade e dá a oportunidade aos nossos alunos, alunas e docentes de colocarem a mão na massa”, explica Carol Sarmento.
Segundo ela, é crescente o número de empresas que estão incorporando a educação em seus negócios em busca de soluções de problemas e criação de startups. “A ideia é trazer as empresas para a academia e o mundo do trabalho para a faculdade, adotando o pensamento ágil e a prática de testar, fazer de novo e aprender”, explica.
Aniversário – Os novos projetos fazem parte das comemorações dos 60 anos da Una, completados hoje. “Estamos agindo na busca de uma formação com perspectiva contínua e integrada com a comunidade. A Una amplia o seu conceito de educação e supera as barreiras entre o habitat universitário e os espaços e instituições que demarcam a essência do município de Belo Horizonte”, completa o gerente acadêmico Pedro Neves.
Um dos movimentos nesse sentido foi a parceria com o Cine Una Belas Artes selado em janeiro deste ano, que possibilitou uma grande reforma e a volta das exibições de filmes nacionais e estrangeiros.
Ouça a rádio de Minas