Mercedes-Benz lança Sprinter elétrica no País

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lançou no País a nova van elétrica eSprinter, pioneira do segmento eletrificado no mercado internacional.
A partir deste mês, os clientes poderão tornar sua frota mais sustentável e econômica com uma Sprinter totalmente elétrica e livre de emissões de CO².
De acordo com a fabricante, o veículo apresenta a maior autonomia do segmento, com 478 km, e será disponibilizado inicialmente nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.
Com eficiência otimizada, o modelo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial mais sustentável.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros.

“O lançamento da Sprinter elétrica no Brasil representa um marco muito importante para a marca, pois reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação no País. Este é um passo fundamental para atender à crescente demanda por soluções de transporte mais eficientes e ecológicas. Além disso, o produto está alinhado com as necessidades de um mercado que está cada vez mais consciente da importância da redução de emissões e de operações eficientes. Com a chegada da eSprinter, além de ampliarmos ainda mais a nossa oferta de veículos, oferecemos uma alternativa sustentável para os nossos clientes e colaboramos para um futuro com menos emissões”, afirmou Ronald Koning, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.
Pensando em uma experiência completa na aquisição do produto, a Mercedes-Benz se preocupou em estabelecer uma parceria com a WEG, empresa multinacional brasileira fabricante de equipamentos elétricos e eletrônicos com um portfólio amplo de soluções para recarga veicular.
Dessa forma, a marca fornece os equipamentos necessários e orientações sobre a melhor estratégia de recarga para cada negócio. A aquisição do equipamento é opcional, tendo em vista que existem clientes que já possuem uma estrutura de recarga.
Carregamento
Como todas as vans elétricas da Mercedes-Benz, a nova eSprinter é capaz de carregar tanto com corrente alternada (AC) quanto com corrente contínua (DC).
O carregador a bordo, que converte a corrente no veículo quando a recarga é feita com corrente alternada, como em uma wallbox, tem uma potência máxima de 11 kW.
Para minimizar o tempo de recarga para os clientes, o veículo pode ser carregado com até 50 kW em estações de carregamento rápido. Para os clientes, a recarga rápida de 10 a 80% da capacidade leva cerca de 93 minutos para a bateria de 113 kWh.
A nova eSprinter é versátil e possibilita que os clientes optem por uma maior autonomia ou capacidade de carga, devido a uma ampla gama de versões disponíveis.
Equipada com a maior bateria disponível no mercado, a autonomia é de até 478 quilômetros, com base na metodologia de testes europeia WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) que avalia e certifica a eficiência energética e as emissões de gases de escape de veículos para o continente.
Dessa forma, o alcance certificado torna o veículo ideal tanto para o uso urbano diário quanto para distâncias mais longas.
A tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) elimina o uso de cobalto ou níquel, sendo ideal para veículos comerciais leves devido à sua alta durabilidade.
Com capacidade de carga de até 14 metros cúbicos e peso bruto total permitido de até 4,25 toneladas, a eSprinter com tração traseira é tão versátil quanto sua versão com motor à combustão, informou a Mercedes.
Layout modular – A nova eSprinter tem como base um novo conceito composto por três módulos, facilitando a adaptação da plataforma a uma infinidade de variantes de veículos.
O módulo frontal contém todos os componentes de alta voltagem e pode ser combinado com todas as versões, independentemente da distância entre eixos e do tamanho da bateria.
A bateria de alta voltagem integrada está localizada no módulo central, protegida por um robusto invólucro no assoalho do veículo.

Essa localização resulta em um centro de gravidade baixo e influencia positivamente o comportamento do veículo.
Além disso, o módulo traseiro abriga o motor elétrico compacto e potente, que aciona diretamente o eixo traseiro.
Trem de força elétrico tem potência máxima de 150 kW e torque de 400 Nm
Os principais componentes do trem de força elétrico da nova eSprinter incluem duas inovações: o motor eficiente e o eixo traseiro elétrico. Ambos são instalados pela primeira vez em uma van elétrica da Mercedes-Benz.
O motor síncrono de ímã permanente (PSM), que pesa cerca de 130 kg, é caracterizado por alta eficiência e gestão térmica otimizada.
O motor está disponível com a potência de 150 kW máxima e entrega um torque de até 400 Nm.
Para o cliente, a combinação do motor eficiente e do eixo traseiro elétrico traz vantagens em relação às conversões e soluções de carrocerias, comprimentos de veículo (5.392 mm e 6.697 mm), peso bruto máximo (até 4,25 toneladas) e capacidade para rebocar até 1,5 toneladas.
Tecnologia
O Assistente Ativo de Frenagem (ABA) presente em toda a linha Sprinter é um dos diversos sistemas de assistência oferecidos pela marca.
O item fornece apoio de frenagem em situações de emergência. Outras funcionalidades incluem o Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Fadiga.
A alta tecnologia não se aplica apenas aos sistemas de segurança, uma vez que três modos de condução diferentes permitem personalizar o desempenho e o consumo de energia da eSprinter.
O modo Comfort oferece toda a potência e torque disponíveis, enquanto o modo Economic limita a potência do motor para maior eficiência e o modo Maximum Range reduz ainda mais a potência do motor, limitando o uso de funcionalidades como o controle de clima para otimizar ao máximo a autonomia.
A frenagem regenerativa, que converte a energia cinética em energia elétrica, também contribui para maximizar a autonomia.
Existem quatro níveis manuais de recuperação selecionáveis (D-, D, D+, D++), controlando a incidência do modo gerador por parte do eixo propulsor.
Tal ativação faz com que a inércia do veículo carregue as baterias, aumentando a autonomia e reduzindo consideravelmente o uso dos freios nos níveis mais intensos.
Pacote de serviços da nova Sprinter
O pacote de serviços já incluso no preço do veículo cobre os custos de manutenção de acordo com o manual de serviços e as especificações do fabricante para os primeiros quatro serviços dentro dos primeiros quatro anos ou até um máximo de 160 mil km considerando que cada intervalo tem 40 mil km.
Com o certificado de bateria gratuito, a Mercedes-Benz AG garante, por um período total de 8 anos a partir da entrega ou do registro inicial, ou até 160 mil km, que a capacidade restante máxima das baterias de alta voltagem não será inferior a 70% da capacidade inicial. Além disso, os veículos saem de fábrica com dois anos de garantia.

O conceito modular da nova eSprinter permite sinergias máximas na produção e, portanto, economias de escala correspondentes.
Os locais de produção do novo eSprinter são as fábricas da Mercedes-Benz Vans em North Charleston (EUA), além de Düsseldorf e Ludwigsfelde, na Alemanha.
As versões que chegam ao Brasil vêm das fábricas alemãs. Ao todo, a Mercedes-Benz Vans está investindo cerca de 350 milhões de euros no produto de 2021 a 2024, sendo cerca de 150 milhões de euros desse valor destinados ao ajuste da produção nas três fábricas.
A Mercedes-Benz eSprinter está disponível no mercado brasileiro nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado de 3.5 e 4,25 toneladas com preço público sugerido a partir de R$ 482,90 mil.
Ouça a rádio de Minas