E-commerce puxa as vendas da Minas-Brasil

23 de novembro de 2018 às 0h07

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A empresa familiar deve registrar crescimento de 8% no faturamento neste ano - Foto: Divulgação

A rede mineira de farmácias Minas-Brasil encontrou no e-commerce uma importante alavanca para o negócio que, apesar da crise no País, vai fechar 2018 com crescimento em receita e expansão física. Uma das primeiras marcas do setor a atuar com vendas na internet, a farmácia registra crescimento anual de 12% a 15% no faturamento do e-commerce, que supera o desempenho das 37 lojas físicas espalhadas pelo Norte de Minas.

O diretor comercial, Luciano Guedes, explica que o e-commerce da Minas-Brasil foi lançado há 10 anos, quando pouquíssimas marcas de farmácias vendiam pela internet. Ele explica que a empresa soube aproveitar essa “onda de inovação” de forma prematura e, por isso, formou uma grande base de clientes em todo o País. Hoje, a Minas-Brasil contabiliza 2 milhões de clientes ativos e recebe cerca de 250 pedidos diários.

“Até 2016, crescíamos mais de 20% ao ano – faturamento do e-commerce. Nos últimos dois anos, esse desempenho piorou um pouco e, este ano, devemos ter um crescimento entre 12% a 15% em relação a 2017. A concorrência aumentou muito nos últimos anos: se antes disputávamos mercado com algumas poucas marcas, agora são mais de 20 entre as de maior destaque”, afirma. Ainda assim, o diretor destaca que o desempenho do e-commerce é melhor do que o das lojas físicas. Este ano, as 37 farmácias espalhadas pelo Norte de Minas devem registrar um crescimento de 8% no faturamento em relação ao ano passado.

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De acordo com Guedes, o tíquete médio do e-commerce também é superior ao das lojas físicas. Por outro lado, o montante do faturamento na operação física ainda é maior que a receita da loja on-line. “Temos um grande número de lojas físicas, então é natural que elas tenham um faturamento maior. Além disso, acredito que o e-commerce ainda é uma novidade no Brasil, principalmente no setor farmacêutico. Ainda há muito para explorar”, aposta.

O diretor também fala sobre uma curiosidade das vendas do e-commerce: o público. Segundo ele, 85% dos clientes são de outros estados. “Os paulistas, por exemplo, estão muito acostumados a comprar pela internet. As pessoas preferem esperar um ou dois dias para que o produto chegue, mas ter a comodidade de pedir pelo celular quando conseguem parar um pouco em suas rotinas”, afirma. Os produtos mais procurados na Minas-Brasil são medicamentos para impotência, fraldas, protetor solar, leite em pó e emagrecedores.

Apesar de o desempenho exemplar ser do e-commerce, as lojas físicas também estão no foco de investimento do diretor comercial. Segundo ele, só este ano a rede investiu R$ 4 milhões na abertura de mais quatro farmácias, todas em Montes Claros. Para 2019, o clima é de otimismo. “A mudança de governo foi importante e acredito que a tendência agora é só melhorar”, comemora.

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