Marcelo Álvaro Antônio é aprovado pelo trade turístico

30 de novembro de 2018 às 0h07

img
Crédito: Plínio Bordin

A indicação do deputado mineiro Marcelo Álvaro Antônio (PSL) para ministro do Turismo na gestão de Jair Bolsonaro (PSL), foi bem recebida pela cadeia produtiva do turismo em Minas Gerais. Para a maioria faltava um político mineiro na lista de ministros. Wagner do Rosário, convidado para assumir a Controladoria Geral da União (CGU), é mineiro de Juiz de Fora (Zona da Mata), mas é um funcionário de carreira, e não um político.

O presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG), Marco André Oliveira Martins Malaquias, destaca a manutenção da pasta como uma conquista. “Essa é uma notícia duplamente positiva. Primeiro porque revela que o governo eleito reconhece o valor do turismo como uma indústria econômica ao manter o ministério.

Depois, também muito nos felicita a indicação de um deputado que tem as habilidades para contribuir com o turismo no Brasil, ainda mais sendo um mineiro. O Estado se mantém como referência no desenvolvimento turístico, desenvolvimento dos territórios, ações de políticas públicas voltadas para o setor e a indicação de Marcelo Álvaro Antônio corrobora com isso”, explica Malaquias.

Para o presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Minas Gerais (Abih-MG), Jair Aguiar, o importante é que o novo ministro forme uma boa equipe. “Excelente notícia para o turismo de Minas Gerais! Esperamos que ele escolha o melhor quadro técnico para auxiliá-lo nesse novo desafio”, comemora Aguiar.

Currículo – Marcelo Álvaro Antônio nasceu em Belo Horizonte e foi o deputado federal mais votado por Minas Gerais, recebendo mais de 230 mil votos. Em 2014, então no PRP, recebeu 60.384 votos – quase quatro vezes menos que o número registrado em 2018. Filho do ex-deputado federal Álvaro Teixeira Dias, começou na vida pública em 2012, como vereador na Capital.

O futuro ministro, que integra a frente parlamentar evangélica no Congresso Nacional, é empresário do setor de tecnologia em Belo Horizonte. Na Câmara fez parte das comissões de Minas e Energia, Finanças e Tributação, Viação e Transportes, além de comissões externas sobre o Zika vírus e a situação hídrica dos municípios de Minas Gerais. Ao longo da carreira, foi filiado ao PRP, PMB, PR e, somente em 2018, desembarcou no PSL, tornando-se um dos principais cabos eleitorais de Bolsonaro em Minas. Ele é o segundo nome divulgado do PSL na Esplanada até agora.

Em nota divulgada ontem nas redes sociais, o deputado destacou a importância do turismo para a atração de capital estrangeiro e o desenvolvimento econômico do País. “Recebo com muita responsabilidade a indicação para assumir o Ministério do Turismo, pasta de enorme relevância para a economia do nosso País, sobretudo na atração do capital estrangeiro e geração de empregos para os brasileiros. O turismo precisa ser resgatado assim como a situação econômica, de infraestrutura e de segurança pública do nosso País. Um conjunto de esforços, integrado às demais áreas do governo, que conduziremos com visão empreendedora, inclusiva e com compromisso com os valores pregados pelo presidente de austeridade, retidão e combate à corrupção”, afirmou em nota.

“Encontrão” – O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, vai propor um encontro com o futuro ministro. O objetivo é reunir representantes de entidades do setor para discutir temas gerais – e estratégicos – do setor no Brasil. Há a intenção também de entregar ao futuro ministro o documento Turismo: +Desenvolvimento +Emprego +Sustentabilidade. O texto, que durante a campanha eleitoral foi entregue ao então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, contém dados, expectativas e reivindicações.

“Havia uma enorme expectativa em relação ao futuro do Ministério do Turismo. O nosso setor tem peso significativo na economia do Brasil e, diante da sua complexidade, precisa de boas estratégias e recursos para investimentos necessários. Foi uma grande notícia o anúncio de que o turismo segue com status de ministério. Gostaria de saudar Marcelo Álvaro Antônio e dizer que pretendemos colaborar no que for necessário em seu mandato.

O desejo do trade é que o turismo possa ocupar papel central na retomada do crescimento econômico. Penso que o futuro ministro dará atenção às políticas públicas e ao estímulo a programas de relevância nacional para toda a nossa cadeia produtiva”, comenta Sampaio.

Em Minas Gerais, o setor aguarda o nome do futuro secretário de Estado do Turismo. A ansiedade é grande, já que a pasta corre risco de ser extinta ou absorvida por outra a julgar pelas promessas de campanha do governado eleito, Romeu Zema (Novo).

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur), em nota, também avaliou a escolha positivamente. “Congratulamos o deputado Marcelo Álvaro Antônio e esperamos que ele cumpra a missão de levar o turismo brasileiro em nível internacional. Confiamos nesse sangue novo que ele traz e avaliamos como positiva a escolha”, afirma a nota.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail