Bonat é 1º em lista para assumir operação
Brasília – O juiz federal Luiz Antonio Bonat é o primeiro na lista para ficar à frente da Operação Lava Jato, em Curitiba, após a saída de Sergio Moro, que deixou a magistratura, no ano passado, para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com 25 anos de carreira, Bonat é o juiz federal com maior tempo de carreira em toda a jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que lançou o edital para o preenchimento da vaga na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Como a antiguidade é o principal critério de seleção, Bonat somente não deverá assumir a vaga em caso de desistência, o que pode ocorrer até o fim da próxima quinta-feira. Os nomes seguintes na lista são: Julio Guilherme Berezoski Schattschneider, Friedmann Anderson Wenpapp, Antonio Cesar Bochenek e Marcos Josegrei da Silva.
Carreira – Atualmente, Bonat atua na 21ª Vara Federal, responsável por temas previdenciários. Ele iniciou a carreira em 1993 e, além da capital paranaense, atuou em cidades como Foz do Iguaçu e Criciúma. Em 2003, ele foi responsável pela primeira condenação penal de uma pessoa jurídica no Brasil.
Quem assumir a 13ª Vara Federal de Curitiba ficará responsável por supervisionar todos os inquéritos da Operação Lava Jato no Paraná e também de julgar as ações penais ligadas à operação, entre elas duas em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu, relacionadas a um sítio em Atibaia (SP) e à sede do Instituto Lula, em São Paulo. (ABr)
Ouça a rádio de Minas