Agronegócio

Mercado projeta produção de cereal em 2018/19 próxima de safra recorde

Mercado projeta produção de cereal em  2018/19 próxima de safra recorde
Crédito: Clverson Beje/FAEP

São Paulo – A colheita total de milho do Brasil 2018/19 foi estimada, na sexta-feira (24), em 97,5 milhões de toneladas, de acordo com a média de uma pesquisa da Reuters com 11 especialistas, o que deixaria a produção ligeiramente abaixo do recorde de 97,8 milhões visto há dois anos pelo governo do País.

Segundo dados de consultorias e instituições, como a própria estatal Conab, a produção crescerá após uma área plantada recorde na segunda safra, cuja colheita, já iniciada em estados como Mato Grosso e Paraná, aponta boas produtividades nos primeiros lotes, com o benefício de um clima favorável para o desenvolvimento das lavouras.

Uma produção de milho 21% maior ante 2017/18, após uma seca no ano passado que derrubou a safra brasileira para 80,7 milhões de toneladas, deve ajudar o Brasil, líder na exportação de carnes de frango e bovina, a abastecer suas criações. Além disso, permitiria embarques recordes de cereal estimados em mais de 30 milhões de toneladas.

Um pequeno porém para a produção de milho do Brasil é a possibilidade de geadas para a segunda safra, que foi estimada pelos especialistas ouvidos pela Reuters em um recorde de 70,37 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 2 milhões de toneladas ante a pesquisa anterior, realizada ao final de abril.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para este final de semana, há previsão de geadas fracas no Paraná, segundo produtor nacional atrás de Mato Grosso, mas isso não deve trazer problemas para a safra, segundo especialistas. “Sem risco (de geadas) para a safrinha”, disse o analista Paulo Molinari, da consultoria Safras & Mercado. “As lavouras já estão em fase final de maturação e as geadas serão fracas”. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas