Política

Estado ordena início da pavimentação de 24,6 km da MG-10

A ordem de início das obras de melhoramento e pavimentação asfáltica do trecho de 24,6 quilômetros da rodovia MG-010, entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Serro, foi assinada ontem pelo governador Fernando Pimentel. As intervenções vão acontecer por meio de convênio entre o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que vai repassar R$ 10 milhões para execução das obras. Em acordo anterior, assinado em junho de 2014, a responsabilidade pela execução das obras foi compartilhada entre o DEER-MG e a Anglo American. Como forma de compensação ambiental pela implantação do projeto do mineroduto Minas-Rio, a empresa concluiu a pavimentação e a melhoria de cerca de 25,5 quilômetros, em fevereiro de 2017, mediante um investimento de mais de R$ 44 milhões. Finalizadas as atividades da Anglo American, as partes iniciaram tratativas para viabilizar a conclusão das obras, culminando na assinatura de um termo aditivo ao convênio, que estendeu a vigência do acordo até 31 de dezembro de 2020. A emissão da ordem de serviço viabilizará a retomada das atividades, a cargo de DEER/MG e sob o acompanhamento da Anglo American, com melhorias que incluem a construção da ponte sobre o rio do Peixe, o alargamento e a restauração das pontes sobre os córregos Campinas, Zalu, Pereira, Passa Sete e das Pedras 1. Acordo anterior – O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, explicou que o complemento das obras no trecho será realizado pelo Estado, conforme acordado anteriormente. “O Estado assumiu a responsabilidade de fazer as obras no trecho de 24,6 quilômetros e conseguimos um convênio com a Codemig, para iniciar a obra ainda neste ano”, afirmou. Para o presidente da Codemg/Codemig, Marco Antonio Castello Branco, a participação da companhia no convênio comprova a continuidade de ações relacionadas à infraestrutura em Minas. “Continuamos com essa atuação que não gera capacidade de criar dividendo para o Estado, mas tem um benefício na infraestrutura que contribui para a melhoria da competitividade”, apontou.

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