Edital da BR-381 deve ser publicado hoje

Com a aprovação do edital de concessão da BR-381, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares (Vale do Rio Doce), pela Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o documento deve mesmo, enfim, ser publicado hoje (7) no Diário Oficial da União (DOU). Já o leilão segue previsto para o último trimestre de 2023.
O avanço promete pôr fim à novela de duplicação da estrada que, devido ao traçado sinuoso, estado de conservação a desejar e péssimas condições de tráfego, tornou-se uma das mais perigosas do País e ficou trágica e historicamente conhecida como Rodovia da Morte. Entra governo, sai governo o trecho é fruto de promessas e novos projetos por parte de políticos e gestores públicos.
Agora, são grandes as expectativas de quem transita pela BR-381, cuja concessão terá duração de 30 anos e os investimentos previstos ultrapassam a casa dos R$ 10 bilhões.
Já nos dois primeiros anos de concessão, cerca de R$ 1,1 bilhão devem ser investidos para a realização dos trabalhos iniciais de recuperação e requalificação do pavimento, além de melhoria da sinalização vertical e horizontal. “Atualmente, a rodovia está numa situação muito complicada e o objetivo é, logo no primeiro momento da concessão, dar uma nova cara à rodovia, melhorando a trafegabilidade e reduzindo riscos e desconforto aos usuários”, afirma o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.
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BR-381 deve ter 134 km duplicados
Após os trabalhos iniciais, o projeto prevê diversas obras de ampliação de capacidade e melhorias para segurança viária, como a duplicação de 134 quilômetros (km) da BR-381; implantação de 138 km de faixas adicionais; 11 km de vias marginais; implantação de 36 travessias de pedestres; 190 paradas de ônibus, 34 passagens de fauna, além da construção de dispositivos de retornos e rotatórias e de 152 correções de traçado, ou seja, adequações da geometria da via para permitir ao usuário a manutenção da velocidade, garantindo segurança e fluidez no trajeto.
Além disso, o trecho contará com Ponto de Parada de Descanso (PPD), Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), para atendimento médico e mecânico.
De acordo com o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Marcelo Fonseca, correções de buracos e panelas, por exemplo, já serão realizadas logo no início da vigência do contrato. A partir daí, ocorrerão as intervenções de ampliação de capacidade, que incluem as duplicações.
“Serão 134 quilômetros de duplicação, além de dispositivos em desnível, passarelas e demais melhorias que trazem maior segurança para uma rodovia que hoje tem muitos acidentes. Foram tratados todos os pontos críticos para dar mais segurança a esse ativo”, afirma.
Segurança e rampa de escape
Em termos de segurança, ele diz que as melhorias envolvem intervenções nas travessias urbanas, de maneira a retirar o tráfego de longo curso do contato com o tráfego local, por meio de dispositivos em desnível como viadutos e passarelas. E ressalta que uma rampa de escape será construída no km 373,9 – ponto identificado como mais crítico em termos de acidentes do trecho, em função do declive da rodovia.
Outro ponto a se destacar são as obras na chegada de Belo Horizonte, que vai ser completamente revitalizada. “Hoje temos problemas de ocupação da rodovia e também problemas de fluidez, com muitos engarrafamentos. Então, vamos adicionar todo um tratamento com faixas adicionais. Serão 43 quilômetros na saída da Capital que vão receber uma faixa adicional à duplicação já existente”, adianta.
O modelo operacional apresentado pelo projeto ainda traz propostas de modernização e inovação em tecnologias para auxiliar o monitoramento e assistência nas rodovias, com cobertura de câmeras (CFTV) ao longo de toda a rodovia, tecnologia para detecção automática de incidentes, cobertura de internet wireless e aplicativo para chamadas de emergência, implantação de sistema de monitoração das condições meteorológicas na rodovia, iluminação em LED em toda a BR e sistema de pesagem de veículos em movimento de alta velocidade, com a instalação de sensores embutidos no pavimento (HS-WIM).
Praças de pedágio
Por fim, estão previstas cinco praças de pedágio na concessão da BR-381: Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. As tarifas serão diferenciadas para pista simples e dupla e haverá desconto de 5% para usuários que tiverem TAG. “Além disso, teremos outro desconto para usuários frequentes, que prevê redução progressiva na tarifa pela passagem na praça ao longo de um mês, tornando a cobrança mais justa”, conclui.
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