Negócios

Mercadão dos Óculos expande a rede de franquias

Lagoa Santa e Paraisópolis ganharam novas lojas da franquia de óticas
Mercadão dos Óculos expande a rede de franquias
Crédito: Divulgação/Mercadão dos Óculos

Na lista das 30 maiores franquias do Brasil, o Mercadão dos Óculos deu mais um passo na estratégia de expansão da marca.

No mês de agosto, foram inauguradas 21 novas unidades nas cinco regiões do País. Em Minas Gerais, os municípios de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Paraisópolis, na Serra da Mantiqueira, ganharam lojas da franquia.

As outras inaugurações aconteceram em cidades espalhadas por todo o País em São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro.

Com mais de 100 unidades inauguradas somente neste ano, o CEO da rede, Gustavo Freitas, destaca a versatilidade do modelo de negócios.

“A estrutura de negócios do Mercadão dos Óculos é projetada para operar em âmbito nacional, sendo adaptável para municípios de diversos tamanhos”, afirma.

Atualmente com duas opções de investimento, o Mercadão dos Óculos oferece o modelo Fit (R$ 190 mil), voltado para cidades de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.

Franquia consagrada

De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2023, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 27% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2022, registrando o segundo maior crescimento de todo setor.

Em 2022, o Mercadão dos Óculos cresceu mais de 20% em número de unidades e saltou 12 posições no ranking das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF).

A rede subiu para a 30ª colocação, com 610 franquias em funcionamento – um crescimento de 20,80%.

Além disso, entre as três redes de óticas presentes no ranking, o Mercadão dos Óculos foi a única que cresceu.

Em março, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela 6ª vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Inovação e tecnologia

O Mercadão dos Óculos também entrou para o Metaverso, onde oferece um ambiente digital informativo para que futuros franqueados conheçam melhor a rede.

Ainda em 2022, a empresa lançou o MDO Pay, tornando-se uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos.

Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.

Como adquirir uma unidade

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 190 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Ficha Técnica (para cidades acima de 30 mil habitantes)

Investimento: a partir R$ 250 mil

Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil

Área média para Instalação: 40m² a 70m²

Número de funcionários: 4

Número de unidades próprias: 0

Número de unidades franqueadas: mais de 700

Royalties: 5% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio anual: R$ 1 milhão

Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento

Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas