Negócios

Café Santhi diversifica produção e planeja expansão

Empresa tem pouco mais de um ano em atividade na capital mineira
Café Santhi diversifica produção e planeja expansão
Empresa que tem pouco mais de um ano já passou por uma ampliação, avalia oportunidades e busca local na região Centro-Sul de BH | Crédito: Divulgação Café Santhi

O mercado de cafeterias vem apresentando uma boa expansão nos últimos anos e atraindo novos investidores. Em Belo Horizonte, a Café Santhi Cafeteria, com unidade no bairro Sion, região Centro-Sul, é exemplo disso. A empresa, que tem pouco mais de um ano, já passou por uma ampliação e agora planeja mais uma unidade. Além de cafés, confeitaria e almoço, há também um coworking.

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) em parceria com o Instituto Axxus a população do Brasil tem buscado mais pelas cafeterias. De 2019 para 2023, houve aumento na frequência em cafeterias, com o índice passando de 48% para 51%. Fatores como a possibilidade de interagir com as pessoas, qualidade do café, ambiente agradável e relaxante, os doces e salgados que combinam com o café estão entre os pontos mais atrativos.

A fundadora da Café Santhi, Sarah Stéfany Santos Mascarenhas, explica que sempre sonhou em abrir uma confeitaria, por já ter experiências anteriores. Assim, investiu na profissionalização. Porém, durante os cursos de confeitaria, visitou diversas cafeterias e se apaixonou pelos cafés especiais.

“Eu tinha, a princípio, o sonho de abrir uma confeitaria, mas, ao visitar várias cafeterias, me apaixonei por um café especial e passei a pesquisar mais sobre o mercado. Entendi que existem variedades de café e procurei por cursos de baristas. Me especializei e, então, resolvi juntar a cafeteria e a confeitaria”.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para abrir a Café Santhi, Sarah fez um estudo de mercado amplo buscando a melhor localização e formato. A unidade começou com apenas oito lugares. Os resultados foram positivos e em seis meses houve uma expansão. 

“Com seis meses, surgiu a oportunidade de mudarmos para um imóvel maior e triplicamos o tamanho da cafeteria. Além dos cafés e dos produtos de confeitaria, diversificamos o mix e a atuação. Hoje, servimos almoço, temos brunch e um coworking. Recebemos eventos corporativos, temos espaço para reunião e encontros de amigos” 

Com a ampliação e diversificação, os negócios da Café Santhi estão em crescimento. A empresa vem registrando alta de 30% no faturamento e Sarah planeja uma possível expansão na Capital.

“Estamos avaliando as oportunidades e em busca de um local que tenha uma boa demanda para os nossos produtos. Hoje, onde estamos, o maior movimento é durante a semana. Minha ideia é encontrar um ponto que tenha movimentação também aos finais de semana. Estou avaliando opções na região Centro Sul de Belo Horizonte”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas