Consumo de café no Brasil cresce 1,64%

Leia os 'Curtas' de Agronegócio desta sexta (2)

2 de fevereiro de 2024 às 5h14

img
Crédito: Leonardo Morais

O consumo de café do Brasil somou 21,675 milhões de sacas de 60 kg no ano 2022/23 (de novembro a outubro), alta de 1,64% em relação ao ciclo anterior, mostraram dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) divulgados ontem. Com os resultados de 2022/23, o consumo mostrou recuperação na comparação como o período anterior, quando o País havia registrado uma queda de 1%.

A alta ocorreu em meio a uma queda de 13,5% no preço do café na gôndola, apontou a Abic. No período anterior, o custo mais alto havia limitado a demanda. O consumo de café torrado e moído somou 20,6 milhões de sacas em 2022/23, alta de 1,46% na comparação com o período anterior, enquanto as vendas do produto solúvel somaram 1,05 milhão de sacas, avanço de 5,21%.

Segundo levantamento da Abic, no período, o consumo per capita de café em grãos no Brasil – segundo consumidor global atrás dos Estados Unidos – ficou em 6,40 quilos por habitante/ano, alta de 7,47%, justificada pela base populacional do IBGE, que não cresceu.

Coopercam inicia ano com exportações para Europa

A Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio (Coopercam) começou 2024 exportando cinco containers de café arábica para a Europa, mais especificamente para Reino Unido, Bélgica e França.

As exportações da cooperativa começaram em 2022 e provam que os produtores de Campos Gerais e região produzem grãos de qualidade, fazendo frente às exigências do mercado mundial de café.

“Acreditamos, cada vez mais, no potencial dos nossos cafeicultores e no café excepcional que cultivamos. Essa exportação é um marco significativo para a Coopercam, pois prova o nosso compromisso com a qualidade e a sustentabilidade”, ressalta o gerente do Departamento de Café da Coopercam, Helvio Zacaroni. “Acreditamos, cada vez mais, no potencial dos nossos cafeicultores e no café excepcional que cultivamos. Essa exportação é um marco significativo para a Coopercam, pois prova o nosso compromisso com a qualidade e a sustentabilidade”, ressalta o gerente do Departamento de Café da Coopercam, Helvio Zacaroni.

A expectativa para 2024 é de um ano promissor para o mercado cafeeiro, aponta o gerente. A Coopercam tem cerca de 1.800 cooperados ativos e abrange os municípios de Campos Gerais, Campo do Meio, distrito de Córrego do Ouro e cidades circunvizinhas. São cerca de 15 mil hectares plantados de café.

Vaccinar em MG conquista certificado internacional

A unidade mineira da Vaccinar, em Nova Ponte, no Alto Paranaíba, acaba de receber a certificação internacional GMP Plus Feed Safety Assurance. A empresa foi reconhecida pela excelência na produção de alimentos seguros e inócuos em toda a cadeia que envolve colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

Crédito: Divulgação/Vaccinar

A certificação GMP Plus (Good Manufacturing Practice Plus) é um selo holandês amplamente reconhecido no setor de produção de alimentos para animais. Nesta conquista, a Vaccinar obteve pontuação máxima nas dimensões auditadas, demonstrando evolução e melhoria dos processos, atendendo aos padrões internacionais de qualidade.

O reconhecimento reforça a missão da empresa de aplicar a melhor solução em nutrição para a saúde e o desempenho animal, garantindo qualidade e segurança. Com a qualificação, a Vaccinar tornou-se apta a atender grandes agroindústrias no mercado brasileiro e europeu, seguindo normas rígidas que garantem o cumprimento de todos os requisitos de qualidade, proporcionando mais segurança para os alimentos em toda a cadeia produtiva.

“Estamos confiantes de que isso fortalecerá nossa presença global e abrirá portas para novas parcerias e negociações internacionais”, comemora o CEO, Nelson Lopes. A Vaccinar atua em todo o País e no exterior e conta com sete unidades produtivas distribuídas em MG, PR, PI e TO, além de uma sucursal no Paraguai e outros oito centros de distribuição em todas as regiões do Brasil.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail