Minas Gerais terá planta de refino de terras-raras de R$ 2 bilhões
A St George Mining e o Grupo Lima & Pergher assinaram um protocolo de intenções para a formação de joint venture, com o objetivo de implantar um centro de processamento de terras-raras em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com investimento estimado de R$ 2 bilhões, geração de cerca de 500 empregos e previsão de início da operação para 2030.
A parceria, que tem o apoio do governo estadual, foi anunciada nesta quarta-feira (26) na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2026), evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) no Expominas, em Belo Horizonte.
A planta de refino deverá ser instalada em Uberlândia no complexo da Start, divisão química e industrial do Grupo Lima & Pergher, que ocupa área superior a 500 mil metros quadrados. A unidade poderá prestar serviços de processamento para os diversos projetos de terras-raras em desenvolvimento em Minas Gerais, incluindo o Projeto Araxá, da St George.
Leia também: Projeto de terras-raras em Araxá, da St George, supera maiores minas fora da China em recursos
A St George contribuirá com conhecimento técnico para o desenvolvimento do centro, além de disponibilizar matéria-prima do Projeto Araxá para processamento na futura unidade. A companhia também poderá conectar parceiros nacionais e internacionais com potencial para fornecer tecnologias de processamento.
Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (Invest Minas), o governo do Estado participará da iniciativa com apoio aos procedimentos de licenciamento, à articulação com fornecedores e prestadores de serviços e aos pedidos de incentivos fiscais estaduais, conforme a legislação aplicável.

Avanço na cadeia produtiva
Para o presidente-executivo da St George, John Prineas, a iniciativa das empresas fortalecerá a cadeia de minerais críticos e estratégicos no Brasil. Ele também ressalta que Minas Gerais possui vários projetos emergentes de terras-raras, com potencial para se tornar um dos líderes mundiais em produção.
O gerente de atração de investimentos das cadeias de mineração, siderurgia e metalmecânico na Invest Minas, Henrique Tavares, afirma que a assinatura do protocolo de intenções representa um passo importante para a agregação de valor à cadeia de terras-raras no Estado. Ainda conforme ele, a expertise da Start será fundamental para o desenvolvimento e o licenciamento de um empreendimento dessa natureza.
“A participação da Start fortalece ainda mais a iniciativa, porque a empresa já possui experiência na indústria química, equipe técnica especializada, infraestrutura instalada e conhecimento sobre insumos utilizados nesse tipo de processo”, diz.
Atuação do Grupo Lima & Pergher e da Start
Fundado em Uberlândia, o Grupo Lima & Pergher é um conglomerado de empresas que atuam na fabricação de bens de consumo, com presença nos segmentos de limpeza, cuidados pessoais, perfumaria, agropecuária, embalagens, reciclagem e tratamento de água.
Primeira e maior empresa da holding, a Start nasceu em 1987 com a fabricação de produtos de limpeza para automóveis e, hoje, atende a vários segmentos, do automotivo ao hospitalar, do alimentício a mineradoras, além de fabricar as próprias embalagens. A empresa é a responsável por marcas tradicionais como Azulim, Tuff e Asseptgel.
Andamento do projeto da St George
Em paralelo ao acordo com o Grupo Lima & Pergher para a construção do centro de refino de terras-raras no Sul de Minas Gerais, a St George divulgou na terça-feira (25) que iniciou formalmente o processo de licenciamento ambiental do Projeto Araxá, empreendimento que prevê a produção tanto de terras-raras quanto nióbio em Araxá, no Alto Paranaíba.
A companhia australiana entregou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) como parte do requerimento para a obtenção da licença prévia (LP) do projeto.
Ouça a rádio de Minas