Agronegócio

Cerrado terá leilão virtual inédito para o exterior

O pregão será realizado entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro
Cerrado terá leilão virtual inédito para o exterior
Ao todo, serão disponibilizadas 29 sacas de café de 60 kg | Crédito: Divulgação/Federação dos Cafeicultores do Cerrado

Uma iniciativa inédita para a cafeicultura cujo objetivo é conectar a marca do café produzido pela Região do Cerrado Mineiro (RCM) diretamente ao consumidor final do mercado mundial: o Leilão Virtual Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que será realizado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado. O grão da RCM é o primeiro de Denominação de Origem no Brasil e o café produzido por lá está presente em todos os continentes.

O pregão on-line será realizado durante cinco dias, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Serão comercializados 11 lotes de café, que são parte complementar dos lotes do Leilão Café Solidário, realizado em novembro, durante o 11º Prêmio da RCM, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, serão disponibilizadas 29 sacas de café das seguintes categorias: Café Natural (17 sacas de 60 kg), Café Cereja Descascado (9 sacas de 60 kg) e Café Fermentação Induzida (3 sacas de 60 kg).

O evento será realizado através da plataforma virtual M-Cultivo e vai dar a oportunidade a torrefadores e cafeterias que são referência no mercado global do café experimentarem a diversidade dos sabores produzidos pela RCM.

A cooperativa Expocacer irá atuar como canal exportador dos lotes e a estratégia comercial irá envolver também outros canais exportadores e importadores credenciados à Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Segundo o diretor-executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o projeto já vem sendo estudado há alguns anos e tem o objetivo de ampliar a internacionalização da marca e do café do Cerrado Mineiro. A meta é atingir cerca de 50 compradores internacionais com o leilão virtual. “Estamos dando este passo, por meio do leilão via plataforma digital, que amplia nossas conexões, levando toda a história dos produtores do Cerrado Mineiro para diferentes mercados. Nesta primeira edição, daremos foco aos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio”, explica.

Recordes

A 11ª edição do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, realizada em novembro do ano passado, foi marcada por alguns recordes, dentre eles, o de 500 amostras de café inscritas no evento.

Um dos pontos altos do prêmio foi o Leilão Café Solidário, que também bateu recorde de vendas ao serem comercializados R$ 240 mil. Outro destaque foi o arremate da saca de café mais valorizada do ano: R$ 68 mil. (Com informações da Federação dos Cafeicultores do Cerrado)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas