Agronegócio

CNA discute custos, competitividade e futuro do agro em evento no fim do mês

Encontro vai reunir especialistas nacionais e internacionais. Confira também outros destaques do Agronegócio
CNA discute custos, competitividade e futuro do agro em evento no fim do mês
Foto: Arquivo Pessoal Paula Dias

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, no dia 29 de outubro, o evento “Benchmark Agro – Custos Agropecuários” para discutir o contexto atual de desafios globais que impactam insumos e os custos do setor e o comércio das commodities agropecuárias. Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever no link.

O encontro vai reunir especialistas nacionais e internacionais para debater custos internacionais de grãos, pecuária de corte e leite e a competitividade do Brasil frente aos principais players mundiais. Além de painéis de discussão, a programação do Benchmark Agro contará com a apresentação de um estudo inédito sobre a viabilidade econômica da aquisição ou terceirização de máquinas agrícolas para a safra de grãos, dentre outros.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Exportações de frango: à espera da China

A China ainda não retomou as compras de carne de frango brasileira. As aquisições estão suspensas desde maio, quando foi registrado um caso de gripe aviária em uma granja comercial do RS, mas o setor avícola nacional está otimista e à espera de boas notícias nas próximas semanas, apontam pesquisadores do Cepea. Representantes chineses estiveram no Brasil na segunda quinzena de setembro avaliando a forma que o País administrou a ocorrência do caso da gripe aviária.

Dados da Secex mostram que, de janeiro a maio, a média mensal de exportação de carne à China era de 45,65 mil de toneladas, quantidade que representava, em média, 10% do total escoado pelo Brasil. Já em junho, julho e agosto, a média de escoamento ao país asiático caiu para 191 toneladas, passando a representar apenas 0,05% dos embarques nacionais nesse período. A China ainda é o único país que mantém o embargo sobre a proteína brasileira.

Dia de campo de pulse em Jaíba

A Epamig realiza na próxima quarta-feira (8), em Jaíba, no Norte de Minas, o dia de campo “Pulse”. O evento, que começa às 8h, será no Campo Experimental da empresa, com inscrições gratuitas no local. Os pulses são sementes de leguminosas secas, como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, entre outros, com papel relevante na alimentação e na preservação do meio ambiente. A programação engloba palestras e três estações de campo.

Dia de campo
Foto Divulgação Epamig

As estações de campo serão as seguintes: “Melhoramento Genético do grão-de-bico: de onde viemos e onde queremos chegar”; “Cultivo de Pulses – Ervilha, grão-de-bico e lentilha: aspectos técnicos de pesquisa e produção”, e “Evolução das pesquisas com pulses em Minas Gerais”, apresentada pelo pesquisador da Embrapa Rogério Vieira Martins. Informações em: [email protected].

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas