Agronegócio

ExpoQueijo Brasil 2025 vai premiar 47 categorias; confira a programação

Evento, que acontece no Grande Hotel e Termas de Araxá, teve 145 queijos estrangeiros inscritos; entre os nacionais, mineiros são maioria
ExpoQueijo Brasil 2025 vai premiar 47 categorias; confira a programação
Salões do Grande Hotel e Termas de Araxá vão receber o Concurso Internacional da ExpoQueijo; são 200 jurados nacionais e estrangeiros | Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Minas Gerais, além de se destacar na produção dos queijos artesanais, também é referência nos eventos e concursos voltados para o setor. Exemplo disso é a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. A edição 2025, que acontece entre os dias 26 e 29 de junho, nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, recebeu um número recorde de inscrições para o Concurso Internacional, inclusive de queijos estrangeiros. Ao todo, produtores de 16 países e 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal, estarão representados no evento.

Conforme a organizadora da ExpoQueijo Brasil, Maricell Hussein, nesta edição, o concurso internacional registrou 1.050 inscrições distribuídas em 47 categorias. Entre as inscrições nacionais, Maricelll explica que a grande maioria são de queijos produzidos nas diversas regiões de Minas Gerais.

Outro destaque são os queijos estrangeiros, foram 145 queijos inscritos, o maior número já registrado desde a criação do concurso.  Haverá queijos da França, Itália, Espanha, Suíça, Portugal, Canadá, Argentina, Chile, México, Uruguai, Colômbia, Peru e Equador, entre outros.

Maricell ressalta a importância do evento ser realizado em Minas Gerais, estado cujo “Modos de Fazer” do Queijo Minas Artesanal (QMA) foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A ExpoQueijo Brasil se consolidou com um dos mais importantes concursos de queijos e é o momento de consagração do trabalho feito nas fazendas, especialmente, as pequenas propriedades. Minas Gerais se destaca nas inscrições, respondendo pela maioria delas. Nosso objetivo em realizar o evento em Minas Gerais é valorizar e elevar a cultura mineira de produzir queijos, a nossa tradição e chamar a atenção do mundo para o nosso queijo e também para os produtores”.

Com curadoria do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), o concurso tem um sistema exclusivo de avaliação. Os queijos inscritos são avaliados por um grupo de 200 jurados nacionais e internacionais treinados para analisarem sete atributos sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

A avaliação é dividida em três fases, com equipes diferentes de jurados em cada etapa, garantindo a isenção e a excelência técnica do concurso. A edição de 2025 conta com 47 categorias de queijos, incluindo produtos feitos a partir do leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas. 

Os premiados recebem medalhas de ouro, prata e bronze em cada categoria, além do prêmio máximo, o Super Ouro, concedido ao queijo de maior pontuação entre todos os concorrentes.

Concurso de queijos
ExpoQueijo 2025 tem 47 categorias, entre produtos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas | Foto: Divulgação Expoqueijo Brasil

Além do Concurso Internacional, a Expoqueijo conta ainda com o Fórum Internacional, uma Feira Internacional de Negócios de produtos da agricultura familiar e uma Vila Gastronômica e Cultura. 

“A Feira Internacional terá 88 estandes, onde 110 expositores mostrarão os produtos. Haverá uma grande variedade incluindo queijos, doces, vinhos, fornecedores do setor, entre outros”, explicou Maricell. 

Durante o Fórum Internacional, os participantes terão à disposição uma agenda ampla de palestras, conferências e mesas de debate. Entre os assuntos, serão abordados as inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal regularizado.

Ressaltando a cultura mineira, a Vila Gastronômica e Cultural é o espaço de degustação de pratos harmonizados com várias categorias de queijo, para compor iguarias da cozinha mineira, doces, licores, geleias, pimentas, petiscos e bebidas. 

“Estamos muito otimistas com a ExpoQueijo Brasil 2025. Ampliamos o espaço do evento e esperamos dobrar o número de visitantes, que no ano passado ficou em torno de 40 mil pessoas”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas