Início de colheita no PR é marcado por lavouras em piores condições

9 de janeiro de 2019 às 0h01

São Paulo – A colheita de soja da safra 2018/19 no Paraná começou com as lavouras em piores condições, dada a falta de chuvas em níveis adequados há mais de um mês, disse ontem o Departamento de Economia Rural (Deral).

Problemas no segundo maior produtor brasileiro da oleaginosa podem levar a colheita nacional a cair, algo que já começa a ser efetivamente considerado por representantes de produtores e uma consultoria.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgará suas atualizações sobre a safra brasileira amanhã.

Segundo o Deral, vinculado à Secretaria de Agricultura do Paraná, a colheita de soja no Estado alcançava 5% da área até segunda-feira (7). Há um ano, as atividades ainda não tinham começado, e o ritmo acelerado de agora reflete o plantio precoce em algumas regiões.

Entretanto, devido à estiagem recente, 12% das lavouras paranaenses estão em patamar ruim, condição não reportada pelo Deral em igual momento do ano passado. Outros 30% das plantações foram classificadas com qualidade “média” e 58% com “boa”.

“Estamos trabalhando com informações dos campos. As regiões oeste e sudoeste são as mais afetadas neste momento por terem iniciado o plantio mais cedo. Temos uma tendência de redução de produtividade nessas regiões”, afirmou o analista Marcelo Garrido, do Deral, acrescentando que alguns relatos apontam para rendimentos até 40% menores.

“Cerca de 30% da produção do estado está nessas duas regiões. Se elas forem bem impactadas, podemos ter uma redução de produtividade”, explicou, frisando que, por ora, o Deral mantém a cautela quanto a uma eventual revisão de estimativa de safra.

Projeção – A expectativa é de que uma nova projeção seja divulgada no fim do mês pelo Deral, que, até o momento, projeta produção de 19,1 milhões de toneladas de soja em cerca de 5,5 milhões de hectares.

Nos últimos 60 dias, as precipitações ficaram aquém da média em todo o Paraná. No oeste do estado, choveu 130 milímetros abaixo do esperado, enquanto no sudoeste, 101,6 milímetros menos, segundo dados do Agriculture Weather Dashboard, do Refinitiv Eikon. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail