Parceria amplia número de edições de feira em Belo Horizonte

3 de julho de 2019 às 0h03

img
Crédito: REUTERS/Paulo Whitaker

A Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte, a partir deste ano, será realizada mais vezes durante o ano. Isso será possível por meio de parceria firmada entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O documento oficializando a colaboração será assinado amanhã (4), durante a realização da feira no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte.

A feira é uma iniciativa das três entidades. Até a última edição, realizada em 2018, o evento era anual. Pelo acordo firmado, a feira deve acontecer, no mínimo, duas vezes por ano, mas poderá ser realizada mais vezes, dependendo da disponibilidade do espaço. De acordo com o gerente regional da Emater-MG, Vitório Freitas, consumidores e produtores ganham com a mudança.

“A feira tem uma aceitação muito forte entre funcionários da Assembleia e demais consumidores. Ela traz uma diversidade grande de alimentos de qualidade. Sendo assim, sentimos a necessidade de realizá-la mais vezes no ano”, conta. Freitas ainda destacou a importância da parceria com a ALMG

“Essa soma de forças é fundamental para que a feira aconteça mais vezes, gerando mais renda para os produtores e valorizando a produção agropecuária do Estado”, afirma.

A realização da Feira da Agricultura Familiar de Belo Horizonte no dia 4 de julho faz parte da programação da Semana da Gastronomia Mineira. Serão 28 barracas no espaço, com produtos de 20 municípios de diversas regiões de Minas Gerais, como Central, Norte e Sul. Todos os expositores são atendidos pela Emater-MG.

Serão oferecidos aos consumidores produtos como quitandas tradicionais de Minas Gerais, doces, geleias, queijos e polpadas. Os consumidores também poderão levar para casa frutas e hortaliças agroecológicas. Na Feira da Agricultura Familiar, o artesanato mineiro também terá destaque, com toalhas, tapetes e bolsas.

Semana da Gastronomia – O Dia da Gastronomia Mineira, celebrado em 5 de julho, foi instituído pelo Estado em 2012. Para comemorar a data, é realizada a Semana da Gastronomia Mineira. O Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira organizaram uma intensa programação para celebrar a data.

O evento envolve oficinas, palestras, demonstrações culinárias, homenagens, feira de agricultura familiar, entrega de prêmio e certificado de reconhecimento, entre outras atividades. O objetivo é resgatar e prestigiar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

A programação acontece em diversos espaços da Capital, como a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. (Com informações da Seapa).

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail