Programa Agro+Verde ajuda propriedades a se tornarem mais sustentáveis em Minas Gerais

Desenvolvida pelo Sistema Faemg Senar em parceria com Cargil, ação também auxilia produtores em passivos ambientais

6 de fevereiro de 2024 às 5h11

img
Produtores contam com diagnóstico da propriedade, assistência técnica, insumos e mudas para recuperação de APP e RL | Crédito: Divulgação/Sistema Faemg Senar

Em busca de uma produção agrícola e pecuária cada vez mais sustentável, o Sistema Faemg/Senar está auxiliando os produtores rurais de Minas Gerais na recuperação de pastagens e na regularização dos passivos ambientais. Desenvolvido em parceria com a multinacional Cargill, o programa Agro+Verde vai auxiliar cerca de 200 produtores rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na fase atual do projeto, está em curso a implementação das áreas de recomposição de Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), com o plantio de 30 mil mudas.

Além de realizar um diagnóstico da propriedade, através do programa, produtores recebem assistência técnica e insumos que irão auxiliar nas ações a serem desenvolvidas. Conforme a Faemg, o Agro+Verde está alinhado com a meta da multinacional de restaurar 100 mil hectares de vegetação nativa nos próximos anos.

Atendimento ao produtor

Na primeira etapa do projeto, iniciada em 2023, foram 30 pecuaristas de corte e de leite atendidos no Estado. Ao todo, foram entregues 1.324 toneladas de calcário e 150 toneladas de adubo através do programa, contribuindo, assim, para melhorias nas pastagens degradadas e recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal.

Ainda conforme o Sistema Faemg, também foram distribuídos 335 mil metros de arame liso, 14.877 peças de madeira, entre estacas e mourões, e 2.500 catracas para a construção de quase 65 quilômetros de cercas.

De acordo com o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar e presidente do  Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Renato Laguardia, as ações do Agro + Verde incluem o diagnóstico da propriedade rural e das áreas de proteção legal que serão restauradas. Também são feitas análises de solo, identificando, então, os insumos necessários e o fornecimento de mudas. 

“As ações incluem, ainda, a capacitação dos produtores para manutenção e monitoramento das áreas restauradas. Técnicos de campo do Sistema Faemg/Senar atendem os produtores em visitas mensais nas propriedades”, disse.

Propriedades mais sustentáveis em Minas Gerais

O gerente de Planejamento e Controle do Sistema Faemg Senar, Harrison Belico, explica que o projeto é importante para os produtores rurais de Minas Gerais. 

“Este projeto destaca-se como um pilar de apoio que incentiva os produtores rurais a adotarem práticas cada vez mais sustentáveis nas atividades. Essa parceria não apenas reforça a importância da preservação ambiental no setor agropecuário, mas também oferece recursos, conhecimento e suporte técnico necessários para que os produtores possam, efetivamente, transformar suas propriedades em modelos de produção mais rentáveis”.

Produtor 

Um dos beneficiados pelo programa é o produtor rural Rodrigo Ribeiro Resende. As ações acontecem na Fazenda Santo Antônio e Almas, em Uberaba, na região do Triângulo. As atividades desenvolvidas são a pecuária – cria de gado nelore – e agricultura, com plantio de soja e milho.

Resende explica que a oportunidade de regularizar os passivos ambientais e melhorar a qualidade das pastagens o estimularam a participar do Agro+Verde.

“Vi no programa a oportunidade de regularizar as Área de Preservação Permanente (APP). Na propriedade, temos uma mata cercada por rios que não estavam regulares com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) devido ao alto custo para regularizar a parte ambiental. Outro incentivo foi a oportunidade de melhorar as pastagens com o projeto de reforma”.

Além da importância de regulamentar as APPs e desenvolver ações como o cercamento para preservar as nascentes, Resende espera aumentar o volume de gado na unidade com a melhoria das pastagens.

“Hoje, registramos prejuízo com a parte de pecuária na fazenda e esperamos com este projeto ter lucro. Com o programa, recebo assistência técnica mensal de um veterinário. Técnicos especializados elaboram o projeto de regularização das APPs. Recebemos adubo, calcário, arame e paus para o cercamento”, disse.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail