São Sebastião do Paraíso recebe Festival do Café; confira a programação

São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, recebe nesta quinta (9) e na sexta-feira (10) o Festival do Café de Paraíso 2025, na Arena Olímpica. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso e pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a Emater-MG. O horário é de 14h às 22h e a entrada é gratuita.
O festival é destinado aos apreciadores de café, com as marcas da região expondo seus produtos e aproveitando para confraternização no momento em que se encerra a colheita. Além disso, haverá a premiação da 7º edição do Concurso Municipal de Qualidade de Café: Paraíso dos Cafés Finos. Os visitantes terão contato com atividades sensoriais, como degustação e oficinas de barismo.
Neste ano, o concurso municipal contará com duas categorias: Natural para os cafés de processamento de pós-colheita tradicional e Experimental, para cafés com processos diversos, como os fermentados que vêm crescendo muito e alcançando boas pontuações.
Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:
Curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, vinculado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/Itap). São 40 vagas para a formação, que é presencial, em período integral e de forma gratuita.
A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal critério de seleção. Para participar, o candidato deverá ter feito a prova de pelo menos uma das edições realizadas entre 2022 e 2025. As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 28 de janeiro de 2026. O início das aulas está previsto para março do mesmo ano.
Presidente da Faemg eleito para CNA
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, foi eleito 2º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o mandato de 2025 a 2029. A eleição ocorreu na última terça-feira (7), na sede da entidade, em Brasília, durante a votação que reconduziu João Martins à presidência.
A nova diretoria foi eleita por unanimidade, com o voto das 27 federações estaduais de Agricultura e Pecuária. Com a eleição, Antônio de Salvo reforça seu compromisso de representar Minas Gerais no cenário nacional e contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário.
“Seguiremos trabalhando para que o produtor rural tenha cada vez mais voz e seja reconhecido pelo importante papel que desempenha na sociedade”. Durante a assembleia, João Martins agradeceu o apoio das federações e destacou o avanço da assistência técnica no campo como uma das grandes transformações de sua gestão.
Ouça a rádio de Minas