Agronegócio

Selo Cerrado Mineiro protege mercado do café

As regiões que já conquistaram a Identificação Geográfica (IG) seguem avançado de forma positiva no desenvolvimento de ações de divulgação, expansão de mercado e proteção da marca. Exemplo disso é a produção de café na região do Cerrado Mineiro. A aquisição da primeira identificação aconteceu em 2005 na modalidade Indicação de Procedência (IP) e, em 2013, foi obtida a Denominação de Origem (DO). A Federação dos Cafeicultores do Cerrado é a entidade que controla o uso do selo. A região é reconhecida pelo café diferenciado e compreende 55 municípios. Por ano, são lacradas com a marca cerca de 100 mil sacas de café, volume que varia conforme a safra. Hoje, são mil produtores credenciados a vender a produção do café especial com o selo da federação. De acordo com o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, desde a conquista das duas modalidades de IG, várias ações foram desenvolvidas para a organização da região, promoção, divulgação e abertura de novos mercados. Entre elas estão o lançamento do selo da Região do Cerrado Mineiro nos Estados Unidos e na Europa. “Com a conquista da Denominação de Origem (DO) nós ampliamos nossa promoção no mercado internacional. Também estamos muito presentes no mercado nacional – com mais de 50 marcas credenciadas – que vem demandando e reconhecendo a qualidade especial do nosso café. A IG também trouxe benefícios para os produtores. Com a valorização do nosso café, o produtor que se adaptou e está credenciado tem retorno e estímulo para manter os investimentos nas propriedades e produzindo cafés de alta qualidade”, explicou Tarabal. Atualmente, a federação está trabalhando para proteger a marca, que ainda é utilizada de forma irregular por empresas e produtores não credenciados. A iniciativa tem como objetivo proteger tanto os produtores que atendem aos critérios para o uso da denominação quanto os clientes e consumidores, que precisam ter a garantia de que produto é o original.

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