Trigo para silagem surge como alternativa para reduzir custos na pecuária leiteira
A alimentação dos animais responde por 40% a 60% do custo total da atividade leiteira, impactando diretamente o desempenho econômico da propriedade. Diante dessa situação, torna-se primordial a busca por alternativas que aumentem a eficiência alimentar do rebanho e diminuam os gastos.
O trigo, tradicionalmente cultivado para a produção de grãos, tem emergido como alternativa promissora para a pecuária, com potencial para a silagem. Plantado entre março e maio, o trigo produz boa quantidade de massa verde em uma época desafiadora para as culturas do milho e do sorgo. Quando colhido no tempo certo, produz uma ensilagem com boa digestibilidade e alto valor nutritivo.
A mais recente edição da revista Informe Agropecuário, publicação técnico-científica da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), destaca o tema “Trigo para silagem”. “Reunimos conhecimentos técnicos para a produção de silagem, pautados em resultados obtidos desde o cultivo até o fornecimento aos animais”, adianta o pesquisador da empresa pública Maurício Antônio de Oliveira Coelho, um dos editores técnicos da publicação.
Cultivar MGS Brilhante
A cultivar MGS3 Brilhante, que possui grande aptidão para a silagem, é um dos destaques que vem sendo apresentado.
Ela foi lançada pela Epamig em 2005 e tinha a finalidade de ser recomendada para a produção de pães. Em 2018, pesquisadores da Epamig passaram a avaliar a MGS 3 Brilhante para aptidão na produção de silagem, principalmente, pelo fato de suas espigas não possuírem aristas, estruturas que causam pequenos ferimentos no rúmen dos bovinos.
Desde então, os trabalhos apresentam a silagem da cultivar MGS3 Brilhante como alternativa viável, nutritiva e econômica durante o período de inverno, por conta de sua resistência à seca e ao calor, e com resultados promissores no que diz respeito à produtividade, qualidade da silagem e desempenho zootécnico dos animais avaliados.
O Informe Agropecuário “Trigo para silagem” está disponível na Livraria Epamig. E o produtor pode solicitá-lo também pelo e-mail [email protected] e telefone (31) 2120-1636. O valor é R$ 26 na versão impressa e R$20,80 na versão digital.
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- REQUERIMENTO DE LICENÇA BEVAP - BIOENERGETICA VALE DO PARACATU S/A
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 22 DE JANEIRO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2025 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 03 DE DEZEMBRO DE 2025 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 08 DE MAIO DE 2026 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
Ouça a rádio de Minas